Enem 2022: Documentos digitais serão aceitos nos dias das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o local de prova e o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A partir desta edição serão aceitos os documentos digitais para identificação dos candidatos, nos dias das provas.

Enem 2022: Local de provas

Por meio do cartão de confirmação do Enem, os candidatos inscritos podem consultar o local de prova determinado, pelo órgão responsável pela prova e conferir outras informações pertinentes aos dias das provas. O cartão de confirmação pode ser acessado pelo candidato, na Página do Participante do Enem 2022, por meio deste link.

Veja como acessar o cartão:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Faça o login pela sua conta no Gov.Br;
  • Clique em “Aplicação”;
  • Clique em “Local de Prova”;
  • Após isso, um personagem interativo da Página do Participante te enviará um botão escrito “Local de Prova”.
  • Clique nesse botão e tenha acesso ao seu Cartão de Confirmação, em que constará onde você fará o Enem.

Para que serve o Enem?

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em diversas instituições de educação superior portuguesas.

Os participantes do Enem ainda podem pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Documentos de identificação

Outra novidade é que os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital foram incluídos como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação da prova. Mas é preciso que eles sejam apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Provas Enem

Veja como será a organização das provas do Exame:

  • No dia 13 de novembro, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h e as provas terão início às 13h30, com término às 19h.
  • No segundo dia (20/11), a aplicação da prova será iniciada no mesmo horário, mas será finalizada às 18h30.
  • No primeiro dia, os candidatos vão fazer a redação e serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
  • No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento.
  • No Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.