Programa Leitorado: Inscrição aberta até 30 de setembro, veja como participar

Estará aberto, até as 17h de 30 de setembro, o período de inscrições referente ao Edital nº 36/2022, do Programa Leitorado.

Por meio dele, leitores serão enviados para universidades estrangeiras com o intuito de difundir a língua portuguesa falada no Brasil e dar visibilidade à literatura, à cultura e aos estudos nacionais.

Universidades participantes

São 20 universidades, de 17 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, França, Guiné Bissau, Irlanda, Itália, Líbano, Moçambique, Paraguai, Rússia, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Uruguai. Cada uma tem seus próprios requisitos, descritos no anexo do edital do programa.

Inscrição

As candidaturas devem ser apresentadas no Sistema de Inscrições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Sicapes). Será preciso preencher um formulário on-line e enviar a documentação descrita no edital. Se a instituição não estiver cadastrada no Sicapes, será necessário solicitar até as 17h de 23 de setembro, uma semana antes do fim das inscrições.

Como participar?

Para participar, é necessário ser licenciado e mestre nas áreas de Linguística ou Letras. As bolsas serão pagas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), parceiro da CAPES no Programa Leitorado, e têm duração inicial de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Resultado

O resultado preliminar sairá até 30 de novembro e o final, em janeiro de 2023. O início das atividades está previsto para março de 2023.

Demais informações podem ser conferidas no Edital do Programa Leitorado 2022.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.