Passaporte: Veja como será o novo modelo do documento

O Governo Federal anunciou a criação de novo modelo de passaporte, cuja emissão deste formato terá início a partir de setembro de 2022, com novidades referentes às questões de segurança.

O novo modelo de passaporte não substituirá os documentos que permanecem no prazo de validade; e inclusive, o formato atual continuará a ser impresso.

Passaporte: Novo modelo

A novidade em torno do novo formato consiste na implementação de marcas d’água, principal elemento analisado em suspeitas de fraude. Veja as alterações abaixo:

  • Ao todo, serão 13 ilustrações alusivas à fauna e à flora brasileiras, os principais biomas do país. Na versão atual possui apenas uma referência do tipo.
  • A marca d’água não é a única diferença no novo modelo de passaporte, pois ele também trará sete composições de fundos invisíveis fluorescentes. Até então, o recurso estava presente somente na numeração da página, visível sob a exposição à luz UV.
  • A página de identificação também contará com uma imagem fantasma do cidadão em preto e branco, junto a uma foto composta pelos dados biométricos do titular.

De acordo com informações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, as novas medidas de segurança foram elaboradas por uma equipe de peritos criminais federais e policiais federais que atuam na área de migração. Sendo que para tal, foram usadas as tecnologias antifraude mais avançadas do mundo.

Lista de documentos atualizados

A documentação do cidadão brasileiro tem passado por algumas mudanças com foco em segurança contra fraudes, digitalização e facilidade do porte por meio de canais digitais. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Registro Geral (RG) foram os primeiros a passarem por mudanças, e agora chegou a vez do passaporte.

A documentação acima é a documentação principal para comprovar a identidade do cidadão brasileiro. No caso da CNH um novo formato começou a ser emitido no dia 1º de junho e o documento passou pelas mudanças abaixo:

  • Campo para apresentar possíveis restrições médicas;
  • Dificultar a falsificação e fraudes;
  • Documento poderá ser expedido em meios físicos, digital ou ambos;
    Inclusão do nome social e da filiação efetiva do condutor que assim desejar;
  • Incorporação do código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a possibilidade de embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros;

O RG ganhou versão digital, que extingue a necessidade de estar com o documento físico sempre em mãos. Entretanto, o prazo para implementação deste documento vai até o ano de 2023. A partir desta data, o RG Digital poderá ser acessado digitalmente pela plataforma Gov.br e validado via QR Code.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.