Ter o nome sujo pode ser um grande obstáculo para muitos cidadãos. A questão é que ter o CPF (Cadastro da Pessoa Física) regular em todos os momentos é muito importante. Por isso, é fundamental evitar dívidas das quais não se poderá pagar posteriormente. Trata-se de ter cuidado com o orçamento doméstico e familiar. A Caixa Econômica Federal está com empréstimo liberado para cidadãos que estão com o nome sujo.
Em primeiro lugar, o chamado nome sujo é um termo popular que é utilizado com uma certa frequência para se referir às pessoas que possuem restrições no seu CPF. De uma forma geral, isso acontece quando uma pessoa deixa de pagar as suas contas, ou até mesmo quando essa pessoa contrai um empréstimo do qual não consegue quitar.

Essa é uma situação muito complicada e que faz com que várias pessoas passem um bom tempo tentando alterar esse estado, para que o seu nome se torne limpo novamente nos órgãos de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa por exemplo.
Como saber se eu estou com o nome sujo?
Atualmente, na verdade, são 3 (três) as principais entidades que realizam o cadastro dos consumidores que estão com o nome sujo. E, então, essas entidades são as seguintes: o Serasa, a Boa Vista SCPC e o SPC Brasil.
Cada uma destas entidades conta com informações de determinadas empresas. Nesse sentido, a consulta deve ser realizada pelo cidadão interessado em todos os canais disponíveis destas instituições.
Serasa
- Pelo site do Serasa
- Pelo aplicativo do Serasa, que está disponível para download os dispositivos móveis com sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple)
- Pelo número de telefone, que é o seguinte: 0800 591 1222
Boa Vista SCPC
- Pelo site do Boa Vista SCPC
- Pelo aplicativo do Boa Vista SCPC, que também está disponível para download nos dispositivos móveis com sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple)
SPC Brasil
- Pelo site do SPC Brasil
- Pelo aplicativo do SPC Brasil, que está disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS
Estou com o nome sujo, e agora? O que vai acontecer?
O cidadão que está com o nome sujo e seu número de CPF (Cadastro da Pessoa Física) cadastrado em algum dos órgãos de proteção ao crédito, como os citados anteriormente, pode se deparar com uma série de dificuldades, tais como:
- Dificuldade de pedir empréstimos
- Dificuldade de ter acesso a qualquer tipo de financiamento, seja para comprar imóveis, carros, ou até mesmo outras mercadorias
- Dificuldade em abrir conta corrente, conta poupança, ou até mesmo de conseguir um novo cartão de crédito (para as pessoas que já tem conta, os bancos podem bloquear o cheque especial, e até cancelar a emissão de novos talões de cheques)
Principalmente por conta de tais situações que foram apresentadas e descritas logo acima, é muito importante fazer todo o possível para não contrair dívidas e, especialmente, não acumulá-las. Afinal, cuidar da vida financeira é essencial nos dias de hoje.