MEC abre inscrição para 300 mil vagas de cursos gratuitos para professores e estudantes de Licenciatura

O Ministério da Educação em parceria com a CAPES e a UFMA, abrem inscrição para 300 mil vagas em cinco novos cursos gratuitos, totalmente on-line, para professores e estudantes de licenciatura em todo o país.

Inscrição

As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de outubro, por meio deste link, e poderão ser realizadas durante 30 dias corridos, ou até o esgotamento das vagas.

Quem poderá se inscrever?

Poderão participar professores em exercício e estudantes de licenciatura, e a formação de turmas se dará por meio de ordem de inscrição.

Objetivo

A iniciativa tem por objetivo preparar os profissionais da educação básica para utilizar ferramentas on-line em sala de aula, ao retornarem às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os atuais e futuros professores aprenderão a produzir seus próprios materiais audiovisuais; além de aperfeiçoar suas práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância.

Organização dos cursos

Os cursos são organizados para serem realizados a partir de novembro de 2020 e durante 2021, os cursos têm carga horária diferenciada e buscam atender às necessidades específicas de cada interessado.

A iniciativa é uma parceria entre a Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as 300 mil vagas foram disponibilizadas graças ao empenho para formatar a estrutura dos cursos e deixá-los acessíveis ao público-alvo

Cursos oferecidos

  • Como Produzir Videoaulas terá 25 horas de duração, com técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais.
  • Mediação em EaD, com 30 horas com apresentação de aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.
  • Desenho Didático para o Ensino On-Line, com 50 horas de duração é destinado a qualificar os participantes em Planejamento e Mediação e Instrumentos Avaliativos para Educação On-line.
  • Multimeios em Educação e Psicologia na Educação terão 60 horas de duração cada. O primeiro trata do uso da tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor, tecnologias que foram utilizadas na educação, mostrando formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando assim, a melhoria na aprendizagem. O segundo é voltado para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. Nele, o participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, identificando alguns dos seus principais conceitos e aplicando-os em suas atividades.

Cronograma

Fonte https://www.gov.br/mec

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.