MEC abriu período de adesão das Instituições ao Enare 2021

O Ministério da Educação abriu prazo para as instituições de saúde de todo o país aderirem à edição de 2021, do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Enare

O Enare foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes em saúde, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos.

Ainda conforme o MEC, com a expansão do Exame, passa a ser possível oferecer um quantitativo maior de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional, devido à adesão de outras instituições públicas ao Programa.

Período de adesão Enare 2021

Entre os dias 20 e 24 de setembro, a Ebserh disponibilizará uma plataforma para que as instituições interessadas possam realizar seu cadastro. O Ministério da Saúde (MS) também se mostrou favorável à adesão, sendo que mais de 150 instituições vinculadas à Pasta poderão participar do Enare em 2021.

Classificação Enare

De acordo com as regras, o sistema de classificação do Enare assemelha-se ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que o candidato utiliza a nota alcançada no Exame para concorrer à modalidade em que deseja atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é disponibilizado novamente para preencher as vagas ociosas e formação de cadastro reserva.

Primeira edição Enare

De acordo com o MEC, a primeira edição do Exame contou com mais de 4 mil inscritos, que disputaram por 304 vagas distribuídas entre residência médica, residência uniprofissional e residência multiprofissional.

Demais informações poderão ser conferidas em breve no site do Enare.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.