IPVA 2022: Como emitir a guia de pagamento do tributo?

Em breve os cidadãos brasileiros deverão quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2022.

Valor do IPVA

De acordo com as regras, o valor do IPVA é calculado sobre o valor venal médio do veículo medido pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas econômicas). Contudo, vale lembrar que a cobrança do imposto é obrigação de cada Estado da Federação, ou seja, cada estado possui uma alíquota específica de cobrança.

Anúncio

Calendário IPVA 2022

Ainda acordo com as regras, cada Detran é responsável pela divulgação do calendário junto ao estado da federação, motivo pelo qual a facilidade de pagamento, assim como o parcelamento e bancos conveniados, por exemplo, são divulgados de forma individual.

De acordo com as regras, o pagamento antecipado gera menos prejuízos ao contribuinte, porque o condutor que deseja realizar a quitação do débito no prazo anterior ao disponibilizado pelo calendário, pode conseguir desconto de até 30%, como no caso do Amazonas, por exemplo.

Outra modalidade de pagamento é o parcelamento em até 12x no cartão de crédito para débitos que vão ser pagos cumprindo o calendário do Detran. Nestes casos, o contribuinte não consegue desconto sobre o pagamento.

Publicidade

Em alguns estados, há forma de parcelamento em 3 vezes, e se o pagamento for realizado no primeiro mês do ano, o condutor mantém o desconto do IPVA 2022.

DETRAN IPVA 2022

Como Consultar o calendário do Detran IPVA 2022?

Atualmente, os Detran’s disponibilizam as principais informações tais como consultas, pagamentos de impostos, consultas veiculares e outros serviços para facilitar a vida do contribuinte.

Anúncio

O condutar deverá seguir os passos abaixo:

Se as datas não tiverem disponíveis no portal, o contribuinte pode ter acesso às consultas de pendências. Isto é, caso o pagante tenha dúvidas anteriores, na aba consulta de multas é possível visualizar o débito e imprimir o boleto para regularização.

Como emitir o Pagamento do IPVA?

Após a identificação do calendário DETRAN IPVA 2022, é preciso saber como o contribuinte pode emitir a guia de pagamento do tributo. Para consulta das pendências, siga as instruções abaixo relacionadas:

Publicidade

Como realizar o pagamento?

O pagamento pode ser realizado por meio do Internet Banking, agências conveniadas ao seu estado ou nas casas lotéricas através do boleto que se encontra no portal do Detran.

Sair da versão mobile