DPVAT 2022: Haverá cobrança do seguro obrigatório?

DPVAT on line (foto www.gov.br)

Pelo segundo ano consecutivo, os proprietários de veículos estão isentos do pagamento do seguro Dpvat. A referida cobrança foi suspensa em 2020, após uma série de irregularidades identificadas na Seguradora Líder, que era a responsável pelo seguro DPVAT.

De acordo com investigações, o mau uso do dinheiro público e a cobrança indevida de tarifas no ano de 2020. Com isso, a seguradora teve que devolver cerca de R$ 2 bilhões referentes ao período de 2008 a 2020.

Anúncio

As investigações mostraram ainda que houve compra de veículos e até de garrafas de vinho. Depois disso, com o fim das investigações, a Seguradora Líder foi extinta em janeiro do ano passado. Nos últimos dez anos, mais de 4,5 milhões de pessoas foram indenizadas pelo DPVAT. Atualmente, a Caixa Econômica Federal é a gestora das referidas indenizações.

Isenção por 2 anos

Logo após o fim do consórcio da Seguradora Líder, a administração do DPVAT passou a ser uma responsabilidade do governo federal, que deliberou pela gratuidade do seguro pelo período de dois anos.

Foi uma forma encontrada pelo governo federal para consumir os valores arrecadados pela devolução de dinheiro por parte da Seguradora Líder. Outro motivo foi o caixa de R$ 7,5 bilhões, ou seja, o bastante para arcar com as indenizações durante o período de isenção da cobrança do DPVAT.

Publicidade

Solicitações do seguro DPVAT

De acordo com a legislação, o seguro cobre mortes, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas. Os pedidos de indenização devem ser feitos nas agências da Caixa Econômica Federal. Após tal procedimento e se a solicitação for aprovada, o pagamento é realizado em até 30 dias. Outra opção é fazer o pedido por meio do aplicativo DPVAT CAIXA, que pode ser baixado gratuitamente em Android e iOS.

Sair da versão mobile