Licenciamento Digital: como emitir o boleto e atualizar o CRLV?

Contran (foto www.gov.br)

Por causa da pandemia do coronavírus, o licenciamento de veículos no país todo passou a ser feito de forma digital. Por este motivo é necessário emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo ) Digital.

De acordo com as regras, a validade do documento é de um ano e seu vencimento é de acordo com o calendário de licenciamento elaborado por cada estado da federação. Ao final do prazo, a CRLV Digital ficará vencido e pode gerar uma multa gravíssima (sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação) de R$ 293,47, além da apreensão do veículo.

Anúncio

Como gerar o boleto do licenciamento digital

A taxa pode ser paga de três formas que pode ser por meio da internet, caixas eletrônicos e nas agências de bancos credenciados. O valor do licenciamento geralmente vem junto com as parcelas do IPVA. Caso o motorista precise de um novo boleto, basta acessar o site do Detran de seu estado.

Como acessar o CRLV digital?

O cidadão deverá:

Para obter a CNH Digital, o motorista precisa validar o seu cadastro através do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou comparecer pessoalmente ao Detran da sua jurisdição;

Publicidade

Para adicionar o documento CRLV Digital, não é preciso realizar a validação do cadastro, é só informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);

O próximo passo será a criação de sua “Chave de Acesso” que deve conter 4 dígitos;
Agora adicione a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).

Anúncio
Sair da versão mobile