IPVA 2022: Governo de São Paulo divulga calendário do tributo

O governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (21) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2022. Ele anunciou ainda um desconto de 9% para os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única. Será possível ainda fazer o pagamento em até cinco vezes sem juros.

O calendário começará no dia 10 de janeiro, sendo que os proprietários de veículos usados poderão pagar o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%.

Anúncio

Os valores do IPVA serão disponibilizados para consulta nos próximos dias, de acordo com o governo. Mas os cálculos dos especialistas apontam que o IPVA 2022 terá aumento médio de 30% no estado (veja como calcular clicando aqui).

Os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou, na semana passada, o Projeto de Lei, que aumentou o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para até cinco vezes, pois até então o pagamento era realizado em três parcelas, no máximo.

Publicidade

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

A frota total no estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Anúncio

Aproximadamente 612 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

Calendário pagamento Pagamento IPVA 2022

IPVA 2022 Calendário de São Paulo (foto secretaria da fazenda)
Sair da versão mobile