INSS: Veja como solicitar o auxílio doença

O trabalhador está sujeito diariamente a sofrer algum tipo doença, que o impede de exercer suas atividades laborais, por isso é importante que ele saiba como solicitar o auxílio doença junto ao INSS.

De acordo com as regras, o auxílio doença é um benefício pago pelo INSS ao trabalhador segurado, sendo disponibilizado no período em que ele esteja impossibilitado de trabalhar.

Há uma certa facilidade na realização do pedido, mas é necessário a comprovação da incapacidade de exercer a função por um determinado período, por meio de uma perícia médica realizada pelo INSS.

Além disso, caso o perito verifique que o trabalhador não possa mais retornar ao trabalho, o benefício poderá ser alterado, por exemplo, de auxílio doença para aposentadoria por invalidez.

O cidadão pode pedir o auxílio doença ou a perícia de forma online ou por telefone junto ao INSS.

Veja como fazer a solicitação on line ou por telefone

O cidadão acessar site do INSS ou baixar o aplicativo (Meu INSS) no celular. Por outro lado, a solicitação pode ser feita por telefone, por meio do número da central: 135.

  • Primeiramente, informe CPF e senha ou crie uma senha nova caso seja seu primeiro acesso.
  • Em seguida, selecione a opção “Benefícios” e depois “Auxílio Doença”, por fim “Novo requerimento”.
  • Neste momento, deverão ser anexados os documentos, por exemplo, laudos médicos e documentos pessoais. Depois disso será gerado o comprovante.
  • Portanto, a internet facilita o pedido do auxílio doença. Além disso, é importante saber sobre a perícia e seus resultados, tudo acompanhado de forma online.

Resultado da perícia

A perícia será realizada e logo em seguida aguardar o resultado, pelo deferimento ou não do benefício. Em outras palavras, para saber se o benefício aprovou ou não.

Se houver deferimento para o auxílio doença, a pessoa receberá uma remuneração por tempo determinado.

Por outro lado, se o INSS não conceder o benefício, a pessoa deverá recorrer administrativamente.

O recurso administrativo pode ser feito sem a presença de advogado, bastando explicar porque não concorda com a decisão. O cidadão deve juntar documentos se for o caso, como por exemplo, cópia de Carteira de Trabalho.

Veja como consultar informações relativas ao INSS

Por meio do app, o beneficiário do INSS tem acesso às opções abaixo relacionadas:

 

  • Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;
  • Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;
  • Prova de vida – data da última prova de vida realizada;
  • Calendário de Pagamentos;
  • Perguntas Frequentes.

Atendimento Eletrônico

Para verificação das informações por meio do Atendimento Eletrônico, o beneficiário deverá ter em mãos o número do seu benefício, CPF e data de nascimento para digitação durante o atendimento.

O Atendimento Eletrônico do INSS disponibiliza as seguintes informações:

  • Situação do Benefício – identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada e devolvida ao INSS ou não localizada.
  • Portabilidade – orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do seu benefício e também poderá consultar a situação atual da portabilidade já solicitada há mais de 2 dias.
  • Prova de Vida – identificação da situação da sua Prova de Vida: data da última Prova de Vida realizada e periodicidade de vigência da mesma.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.