INSS: Aposentadoria pode ser solicitada por aplicativo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já está recebendo pedidos de aposentadoria sem que o beneficiário precise ir à agência. A solicitação pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS.

A nova modalidade de pedido serve para aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, que são aquelas que não exigem atendimento presencial.

Anúncio

Antes de solicitar o benefício, o segurado deve verificar seus dados no Cnis (base de dados do governo). Caso haja algum erro, haverá dificuldade na hora da concessão ou cálculo do benefício.

O segurado pode consultar o extrato previdenciário pelo Meu INSS, em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Caso o beneficiário encontre algum erro, é possível fazer a retificação pelo próprio Meu INSS. Mas é preciso, antes, entrar em contato pelo número 135.

Publicidade

O acesso à correção de dados do Cnis não é permitido pelo INSS. O instituto informa que a atualização somente é realizada quando é feita a solicitação de um benefício. Quando surge a necessidade de documentação complementar, o instituto faz o cumprimento de exigências. O envio dos documentos pode ser feito pelo próprio Meu INSS ou na própria agência.

Documentação

Para realizar a entrega dos documentos é preciso fazer um agendamento através do telefone 135 ou pelo Meu INSS. É necessário ter em mãos o número de protocolo do benefício, nome e CPF da pessoa que vai depositar o envelope na urna.

Anúncio

Após agendar o serviço, a pessoa será orientada a observar os seguintes procedimentos para a entrega da documentação:

A urna fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Publicidade

Vale salientar que, a utilização do serviço de Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

“Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”, informa o INSS.

Anúncio
Sair da versão mobile