INSS: Aposentados podem aumentar o valor do benefício em até 6 vezes

A “Revisão da vida toda INSS” como é chamada, é uma condição para a análise de cálculos que utiliza algumas regras específicas que são fornecidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que oferece como principal objetivo a possibilidade de aumentar o valor total do benefício para até 6 vezes sobre a quantia que o segurado já recebe a título de aposentadoria.

A revisão oferecida pela autarquia do Governo Federal possibilita e condiciona o benefício do cidadão ao recálculo da média salarial.

Anúncio

Um dos fatores que são levados em consideração para o aumento do valor recebido pelo aposentado é a soma de todos os salários que o trabalhador já recebeu para efetuar o novo cálculo, em especial, os salários recebidos antes do mês de julho de 1994.

De acordo com especialistas em Direito Previdenciário, o INSS, após o cálculo dessa revisão, poderá aumentar o valor do benefício para o aposentado em até 6 vezes mais.

Revisão

A partir do mês de julho de 1994, a análise de cálculo que fornecia a base determinante para o pagamento de aposentadorias foi recondicionada. Antes da reforma da previdência, o INSS efetuava o cálculo com a média oferecida ao beneficiário que totalizava até 80% dos valores salariais mais altos recebidos pelo trabalhador ao longo da vida.

Publicidade

Como mencionado, esse tipo de cálculo já caiu em desuso e o trabalhador pode solicitar a análise do valor.

Segurado que recebe o piso do benefício

Para os beneficiários que recebem o piso do benefício, terão o direito de conseguir um aumento que compõe mais de 100% dos ganhos até a data da solicitação da reanálise para que possam começar a receber os valores atualizados que compreenda o teto da Previdência.

Anúncio

Advogados especialistas em Direito Previdenciário afirmam que a revisão da vida toda do INSS pode contemplar e beneficiar mais de 2 mil pessoas.

Requisitos para solicitar a reanálise de cálculo do INSS

Caso o contribuinte tenha trabalhado a vida inteira recebendo sobre o teto da previdência, sendo que, a partir do ano de 1993 o trabalhador passou a trabalhar em regime informal, ou seja, sem que contribuísse para a Previdência Social e acabou se tornando empresário, especificamente nesse caso, o beneficiário que se aposentou passou a receber o salário mínimo, visto que estava dentro da antiga regra de cálculo do INSS.

Publicidade

Para fins de exemplos, esse trabalhador mencionado parou de contribuir em 1994, sendo assim, a base de salário dele que pudesse assegurar a aposentadoria compreendia o valor mínimo oferecido á título de pagamento do benefício.

No entanto, os requisitos para que o aposentado possa entrar com o requerimento de reanálise variam muito, dependendo de fatores essenciais.

Anúncio

Benefício no teto

Todos os aposentados que fizeram suas contribuições para a Previdência Social antes do ano de 1994 e que estavam na condição de segurados, podem requerer o recálculo do INSS para que tenham o valor do benefício revisado.

As chances de que o contribuinte possa começar a receber o teto da previdência são prováveis, uma vez que é direito do aposentado ser contemplado com o cálculo de “Revisão da vida toda INSS”.

Anúncio

Atualmente, no Brasil, o INSS gerencia e efetua os pagamentos de aposentados que totalizam cerca de 30,7 milhões e o número de pessoas que entraram com o pedido de benefício da aposentadoria cresceu nos últimos 7 anos em 19%.

A autarquia é a principal responsável pela administração e repasse de verba dos mais diversos benefícios disponibilizados pelo Governo Federal. Os valores que compreendem os pagamentos dos benefícios chegam a somar R$ 700 bilhões ao ano.

Sair da versão mobile