INSS: 14º salário pode não ser liberado este ano

Aposentados e pensionistas do INSS estavam ansiosos com a boa notícia de aprovação do 14º salário. No entanto, pode ser que precisem refazer as contas. O projeto de lei que prevê a autorização para um pagamento extra aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social provavelmente não entrará em vigor este ano.

Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, deputados defenderam a criação de um 14º salário para os segurados do INSS. Seria mais uma estratégia do governo para minimizar os impactos causados pela pandemia, além do auxílio emergencial já criado e implementado.

De posse dos recursos, os aposentados e pensionistas injetariam dinheiro na economia, movimentando o mercado. No entanto, agora já sem recursos eles aguardam pela aprovação do novo PL que liberaria essa parcela extra em dezembro.

O texto do projeto já está finalizado, mas especialistas acreditam que ele não será aprovado a tempo de conceder o pagamento.

Desse modo, muitos recomendam que os segurados não contem com essa quantia, tendo em vista a grande possibilidade de ela não ser viabilizada.

O ano de 2020 já está acabando e a votação desse tipo de projeto não é rápida. Por isso é importante não contar com o dinheiro desse benefício. Além de passar no Senado, o texto ainda precisa ter aprovação na Câmara e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o que provavelmente não ocorrerá neste ano.

O senador disse que o pagamento do 14º salário injetará recursos na economia, além de ajudar os aposentados (grupo de pessoas com alto risco de desenvolver coronavírus. Foi mencionado pelo Senador, que 64% dos municípios brasileiros contam com a renda de beneficiários do INSS.

Após a aprovação do Projeto de Lei, serão estes os beneficiários que terão direito:

  • aposentadoria
  • pensão
  • auxílio-doença
  • auxílio-reclusão
  • auxílio-acidente

E quem não terá direito a receber o 14º salário pago como auxílio?

Quem recebe benefício contínuo (BPC), pensão mensal vitalícia, renda mensal vitalícia, abono de família e assistência a idosos e deficientes, previdência social do trabalhador rural, auxílio-acidente de trabalho, auxílio-permanência, agência de emprego Benefícios para empregados aposentados.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.