Décimo quarto salário do INSS: Quem poderá receber?

Milhões de brasileiros estão preocupados com os ganhos durante esse período de pandemia, uma vez que muitos trabalhadores tiveram queda na renda familiar. Isso fez com que inúmeras famílias ficassem ainda mais vulneráveis economicamente.

Diante desse cenário do coronavírus, surgiram projetos com o objetivo de minimizar as perdas das famílias. Um desses projetos prevê o pagamento de um 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS, como se fosse um benefício extra para as pessoas que estão vinculadas de alguma forma ao INSS.

No entanto, ainda há dúvidas se o projeto que prevê este 14º salário do INSS será aprovado. Com essa demora, muitos segurados do INSS estão aguardando na expectativa para saber se vão receber o décimo quarto salário do INSS em dezembro ou não.

Para saber mais sobre a proposta do 14º salário do INSS em 2020, continue lendo os próximos tópicos deste artigo logo em seguida.

Como é a proposta do 14º salário do INSS?

Por conta dos efeitos negativos da crise sanitária vigente, que afetou também especialmente a política e a economia do país, algumas medidas tem sido tomadas pelo Governo Federal. As principais medidas foram o pagamento do Auxílio Emergencial de 600 reais e o Saque Emergencial do FGTS para os trabalhadores.

Diante disso, novas propostas surgiram. Uma das propostas que ficaram mais populares foi justamente a possibilidade do pagamento de um décimo quarto salário para os aposentados e pensionistas do INSS.

O projeto em questão sugeriu o direito do segurado do INSS de receber o benefício anual do salário extra por 2 vezes neste ano de 2020. A primeira, com o adiantamento do 13º salário. E a segunda, com um possível 14º salário no mês de dezembro.

Com isso, os beneficiários do INSS receberiam o benefício do salário extra no mês de dezembro de 2020, o que inicialmente não aconteceria, pois este valor extra que é pago em todo final de ano foi adiantado para o mês de maio.

INSS – Qual vai ser o valor do 14º salário?

O décimo quarto salário do INSS, de acordo com o conteúdo da sua proposta, está baseado no mesmo valor da renda que o beneficiário do instituto já recebe todos os meses.

Nesse sentido, todas as pessoas que recebem os seus benefícios previdenciários de maior salário – ou seja, de 1045 reais – devem receber o mesmo valor de pagamento adicional extra. Ao mesmo tempo, as pessoas que recebem do INSS um benefício que é maior do que o salário mínimo vigente devem receber o mesmo valor que já recebem normalmente.

Conforme já foi citado anteriormente, o pagamento do 14º salário do INSS deve ser feito no mês de dezembro de 2020. Mas obviamente, isso só vai acontecer se a proposta for enfim aprovada. Afinal, o projeto de lei do décimo quarto salário do INSS ainda se encontra em processo de tramitação no Senado Federal.

Em outras palavras, tudo depende dos próximos movimentos do Poder Legislativo em relação ao projeto de lei do 14º salário do INSS. Se colocado para votação a tempo, os beneficiários do INSS podem ter uma esperança maior de que a proposta vai ser aprovada.

Mas quem vai receber o 14º salário do INSS?

Se aprovado, o décimo quarto salário do INSS vai ser pago para os seguintes grupos de beneficiários do INSS:

  • Aposentados
  • Pensionistas
  • Segurados do Auxílio Acidente
  • Segurados do Auxílio Reclusão
  • Segurados do Auxílio Doença

Todos os beneficiários que se enquadram nos tópicos que foram apresentados anteriormente estarão, portanto, aptos para receber o 14º salário do INSS, caso a proposta em questão seja aprovada pelo legislativo.

Além disso, é importante ressaltar que, se aprovado, o décimo quarto salário do INSS pode ser pago em 2 parcelas iguais, assim como já acontece com o pagamento do 13º salário. Mas considerando o pouco tempo que resta até o fim de ano, isso significa que as datas de pagamento do 14º salário do INSS devem ser anunciadas assim que o projeto for aprovado no Congresso Nacional.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.