Imposto de Renda 2022: Veja como obter a restituição da Receita Federal

Começou ontem (07), o prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2022 (ano base) 2021 à Receita Federal, cujo prazo final será 29 de abril.

Em 2022, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de documentos. O cidadão que enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Veja como obter a restituição?

De acordo com RF, se, ao preencher a sua declaração do imposto de renda, o resultado for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano (ano-calendário) será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.

De acordo com as regras, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.

Como receber a restituição pelo celular?

O cidadão pode receber aviso do pagamento da restituição por meio do seu celular. Instale o App Pessoa Física e marque a declaração desejada clicando sobre a estrela. Quando a restituição for enviada para a conta informada na declaração, o seu dispositivo receberá o alerta: “Restituição enviada para o banco”.

Cronograma de restituição do Imposto de Renda

O dinheiro relativo à restituição do Imposto de Renda será liberado aos contribuintes entre os meses de maio e setembro, confira:

  • 1º lote de restituição: 31 de maio;
  • 2º lote de restituição: 30 de junho;
  • 3º lote de restituição: 29 de julho;
  • 4º lote de restituição: 31 de agosto;
  • 5º lote de restituição: 30 de setembro.

Restituição via Pix

Conforme informação da Receita Federal, a adoção do Pix, visa facilitar o pagamento das restituições aos contribuintes, tendo em vista que simplifica também a alteração de contas para o crédito dos valores.

Por meio do sistema instantâneo de pagamentos, o Fisco objetiva reduzir a necessidade para o reagendamento dos créditos devido a contas inválidas ou ainda com números incorretos.

A utilização do Pix para a restituição do Imposto de Renda é bem simples, pois basta ter uma chave Pix cadastrada com o seu CPF, as outras possibilidades de chaves como e-mail, telefone ou número aleatório não serão permitidos.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.