Imposto de Renda 2020: saiba como obter o informe de rendimentos do INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem acessar o extrato para Imposto de Renda – ano-base 2019. É importante lembrar que a declaração do Imposto de Renda 2020 deve ser feita até a próxima terça-feira, dia 30 de junho.

O demonstrativo pode ser obtido no Portal Meu INSS, com login e senha (gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares). Caso seja o primeiro acesso, é necessário fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento.

É possível ainda retirar o extrato nas Agências do INSS, com agendamento prévio. Para isso, é necessário acessar o Meu INSS, informar os dados pessoais na área de login, clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”. Em seguida, clicar em Novo Requerimento e digitar a palavra extrato no campo de pesquisa para selecionar o serviço desejado. Compareça à unidade do INSS indicada no Meu INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários. Para mais conforto aos cidadãos, porém, o INSS recomenda que a obtenção do extrato seja feita pela internet. Também é possível fazer o agendamento pelo telefone 135.

Restituição do Imposto de Renda

Na última terça-feira, dia 23 de junho, a Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2020. O pagamento do 2º lote vai ser feito no próximo dia 30 de junho, de acordo com a conta bancária que foi indicada pelo próprio contribuinte quando ele fez a sua respectiva declaração de imposto de renda neste ano.

O total de contribuintes que estão incluídos no segundo lote de restituição é de 3.306.644. O total de pagamentos que serão realizados pela Receita Federal para esse 2º lote é de 5,7 bilhões de reais. Esse é um valor recorde que já foi pago pela Receita para um lote de restituição do Imposto de Renda em toda a sua história.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.