IFPI abriu inscrição para o Exame Classificatório 2023

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu inscrição do Exame Classificatório 2023, que selecionará alunos para ingresso em 4.125 vagas, distribuídas em cursos técnicos da instituição, cujo ingresso de estudantes será no primeiro período letivo de 2023.

Vaga e cursos

Nesta edição, as vagas são ofertadas para os campi dos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas:

  • Integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou está concluindo, o ensino fundamental;
  • Concomitante, para quem vai cursar, em 2023, o ensino médio em outra instituição;
  • Subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever no Exame Classificatório, por meio do endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, no período de 3 de outubro a 6 de novembro de 2022. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 20 reais, poderá ser feito até 7 de novembro.

Isenção

As vagas referentes à isenção do pagamento da taxa de inscrição, nesta edição, passam a corresponder a 20% do total de vagas ofertadas.

O candidato originado da rede pública pôde solicitar isenção no período de 12 a 23 de setembro. Para isso, deverá acessar selecao.ifpi.edu.br, cadastrar os dados necessários, responder o questionário socioeconômico, anexar a documentação listada no edital e selecionar o Campus ao qual pretende concorrer. As solicitações foram analisadas e o resultado será divulgado no dia 30 de setembro.

A aprovação no processo de isenção não corresponde à inscrição no Exame Classificatório. Os candidatos que tiverem sua solicitação deferida deverão obrigatoriamente realizar a inscrição do tipo “isento” para o Campus e curso que desejam concorrer.

Nome social

O IFPI oferece a possibilidade do candidato transexual, travesti ou transgênero pedir o uso de nome social, designação pela qual se identifica e é socialmente reconhecida. O candidato pôde solicitar o uso do nome social, em selecao.ifpi.edu.br, de 12 a 23 de setembro, anexando os documentos listados no edital, digitalizados, em arquivo único em PDF.

Heteroidentificação

De acordo com o Instituto, obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

O candidato que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida e sua inscrição confirmada será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Demais informações podem ser conferidas por meio do site do Instituto.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.