FGTS Saque Extraordinário: Veja como consultar e quem pode sacar primeiro

A Caixa liberará, a partir do dia 20 de abril, o saque de até R$ 1.000,00 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para os trabalhadores brasileiros. Conforme calendário divulgado pelo Banco, primeiro recebem as pessoas nascidas em janeiro.

Qual valor a ser liberado?

De acordo com as regras, o valor a ser liberado dependerá do saldo que cada trabalhador possuir no fundo, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do FGTS.

Calendário do saque extraordinário do FGTS

O calendário do Saque Extraordinário foi divulgado pela Caixa Econômica Federal e definido, de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador, sendo assim, os primeiros a receberem serão os nascidos no mês de janeiro. Veja abaixo:

  • Nascidos em janeiro: 20 de abril;
  • Nascidos em fevereiro: 30 abril;
  • Nascidos em março: 04 de maio;
  • Nascidos em ​abril: 11 de maio;
  • Nascidos em maio: 14 de maio;
  • Nascidos em junho: 18 de maio;
  • Nascidos em julho: 21 de maio;
  • Nascidos em agosto: 25 de maio;
  • Nascidos em ​setembro: 28 de maio;
  • Nascidos em outubro: 1º de junho;
  • Nascidos em novembro: 08 de junho;
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho.

Como sacar o FGTS?

De acordo com a Caixa, o novo saque do FGTS será disponibilizado por meio de uma Conta Poupança Social Digital, que poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS.

O trabalhador que não possui conta no Caixa Tem não precisará se preocupar, tendo em vista que o processo de abertura da Conta Poupança Digital será realizado automaticamente pela Caixa, em nome de cada cidadão.

Quando abre a Consulta do valor?

No dia 08 de abril, a Caixa liberou a consulta para que o trabalhador possa conferir o valor, que poderá sacar e a data que o dinheiro será liberado pelo aplicativo do FGTS ou pelo site. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores que terão direito ao saque.

O crédito do Saque Extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.

Movimentação dos valores

Após o crédito dos valores, o cidadão poderá pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em estabelecimentos comerciais pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias, sendo que o cliente pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

O que fazer se o trabalhador não quiser sacar o valor?

O trabalhador que não quiser realizar o Saque Extraordinário do FGTS deverá acessar o Aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Se o dinheiro estiver na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador poderá optar pela anulação do crédito automático, por meio dos mesmos canais, até 10 de novembro de 2022. Outra opção é não mexer no valor liberado para que o recurso retorne corrigido à conta do FGTS, após 15 de dezembro de 2022.

Como consultar saldo nas contas do FGTS?

Os trabalhadores interessados em consultar os valores que possuem de saldo do FGTS podem realizar a consulta por meio das seguintes plataformas:

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.