FGTS Saque Extraordinário: Sou obrigado a fazer o saque?

A Caixa iniciou a liberação de até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Hoje 20, podem sacar os valores os trabalhadores nascidos em janeiro.

De acordo com a Caixa, a liberação dos recursos, conforme calendário, começou pelos trabalhadores nascidos em janeiro e seguirá até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro. Os cidadãos nascidos em fevereiro terão acesso aos valores no dia 30 de abril.

Aproximadamente 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, por meio da conta poupança social digital da Caixa. Mas se houver dados incompletos, que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá que fazer a solicitação da liberação dos recursos.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado e o trabalhador não precisará ir à agência da Caixa, sendo que ele deverá acessar o aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserindo os dados pedidos.

O trabalhador é obrigado a fazer o saque?

O saque é facultativo ao trabalhador, e se por ventura, ele não tiver interesse, pode indicar que não deseja receber o saque extraordinário do FGTS, para que sua conta do FGTS não seja debitada. Nesse caso, ele deverá acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o referido crédito.

Após a realização do crédito por meio da Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar por desfazer o crédito automático, por meio dos mesmos canais, até o dia 10 de novembro.

De acordo com a Caixa, se o crédito dos valores tenha sido feito na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não seja movimentada até 15 de dezembro, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos.

Como pedir o saque?

O trabalhador não precisará solicitar o saque, pois o dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem.

Se o beneficiário não tiver uma conta no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal abrirá uma conta em nome do trabalhador automaticamente.

Consulta dos valores

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro, o trabalhador deverá fazer uma consulta, cujo processo pode ser feito tanto no site fgts.caixa.gov.br quanto no aplicativo FGTS. O site informará apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo possui mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

Movimentação dos valores

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível;

  • Pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo.
  • O valor pode ser transferido ainda para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco.
  • É possível ainda realizar transações por meio do Pix,
  • efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Em caso de depósito não automático, confira como fazer a solicitação de saque pelo aplicativo:

  • O próprio aplicativo pedirá que o trabalhador faça o pedido de saque, ao clicar no botão “Solicitar saque”, de cor laranja;
  • Clique em “Confirmar” para autorizar a abertura de conta poupança social da Caixa em seu nome.
    • Essa é a única opção para receber os recursos do FGTS;
    • Aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.