Crédito Consignado do INSS: cuidados pra não cair no golpe

O crédito consignado para quem não conhece é um empréstimo feito diretamente com o pagamento executado com o abatimento direto por conta de pagamento ou pela conta do benefício. No ano de 2020 o valor que podia e ainda pode ser feito até o dia 31 de dezembro pelo crédito consignado do INSS foi superior ao comum, o chegando a 40%.

Normalmente o valor de empréstimo que pode ser feito é de até 35%, com 30% sendo de empréstimo direto e 5% para saque direto na conta. Porém, o valor voltará a ser esse também no ano de 2021.

O aumento para 40% foi feito devido à pandemia do covid-19 que ocorreu no ano de 2020, essa foi uma das medidas usadas pelo governo para ajudar aos brasileiros.

O Perigo dos Golpes

Estima-se que centenas já chegaram a cair em golpes relacionados ao crédito consignado do INSS. Um dos que podemos citar é o caso da pensionista, Paula Farias Varanda, que caiu em um golpe no valor de 10 mil reais. E o pior de tudo no caso da pensionista é que ela não conseguiu o valor de volta.

Se esse tipo de coisa já chegou a acontecer com você é possível ligar no número 135 para fazer reclamação e se desejar falar direto com a central do banco o número é o 145.

Para que esse tipo de coisa evite de acontecer uma advogada diz que é sempre importante guardar todos os documentos como extratos e folhas de pagamentos para que possa ser usado como prova caso seja necessário em uma ocasião como essa.

A advogada Cátia citada disse: “É possível pedir danos morais e materiais, mas a vítima deve procurar uma defensoria pública ou um advogado para que a situação seja analisada de forma singular. Ações de juizados especiais demoram em torno de seis meses a um ano para ter um desfecho. Em varas cíveis, o tempo é de aproximadamente dois anos”

Hoje pela modernização se torna cada vez mais fácil cair em um golpe, por isso é muito importante antes de firmar um contrato por mensagem ou ligação verificar se a empresa realmente existe e pedir para que o contrato seja enviado por e-mail. Se você não sabe usar e-mail peça a alguém próximo que faça isso.

Golpistas podem pegar os dados que conseguirem para fazer empréstimos no seu nome sem que você saiba que isso está acontecendo. Sempre consulte antes a instituição que você pretende fazer o empréstimo, pra isso vamos ver qual banco tem a menor taxa.

Qual banco tem a menor taxa para Crédito Consignado?

O empréstimo pode ser feito por pensionistas e aposentados, sempre com base na porcentagem que já falamos. Porém o que muitos têm dúvidas é de quanto gira a taxa em cada banco, por isso montamos essa tabela com as sete instituições mais populares para te ajudar:

InstituiçõesPorcentagem
Santander1,42 por mês
Banco do Brasil1,58 por mês
Caixa Econômica1,51 por mês
Itáu1,79 por mês
BMG1,76 por mês
PAN1,74 por mês
Bradesco1,66 por mês

É interessante lembrar que só a porcentagem não é o que importa, alguns bancos trazem vantagens e desvantagens, é importante analisar essa questão antes também. E lembrando que a porcentagem não é anual e sim mensal.

As taxas podem parecer muito próximas, mas dependendo do valor que seja emprestado e em quanto tempo for pago, o beneficiário pode até chegar a ter uma diferença de mais de 200 reais de um banco para outro, pode não parecer, mas de pouco em pouco se faz um valor bem alto.

É interessante também se desejar estar olhando as taxas de outras instituições que existem, porém fazendo tudo isso com segurança para evitar possíveis problemas no futuro. Independente do banco que seja escolhido é muito importante tomar cuidado quanto aos detalhes que citamos, para evitar ao máximo cair em golpes.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.