Auxílio Brasil: como consultar o benefício e quais são as opções

Atualmente, o Auxílio Brasil é o principal programa de transferência de renda do país. Anteriormente, esse lugar era ocupado pelo Bolsa Família, que foi criado por governos anteriores. Porém, a partir do mês de novembro do ano passado, o Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família, incluindo todos os beneficiários do programa anterior no novo projeto.

Obviamente, o processo de substituição de um programa pelo outro não foi exatamente simples. Tanto é verdade que o Governo Federal investiu nessa discussão por um longo tempo, até que o plano enfim foi colocado em prática. E, a partir de então, toda a estrutura que anteriormente servia ao Bolsa Família, serve agora ao Auxílio Brasil, tanto em termos de calendário de pagamentos quanto de ferramentas digitais para acompanhar os repasses.

Nesse contexto, é muito comum que o cidadão beneficiário tenha como objetivo consultar as informações referentes ao benefício que ele recebe. Em primeiro lugar, fica definido que os procedimentos de consulta estão disponíveis desde que o novo programa foi lançado. E são várias as opções que o cidadão que faz parte do programa pode seguir para consultar as informações que dizem respeito ao seu benefício em si. Algumas delas estão apresentadas logo a seguir.

Consulta Auxílio Brasil pelo aplicativo

A realidade dos aplicativos de banco mudou a forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro hoje em dia. Especialmente por conta do surgimento de novos métodos de pagamentos, como é o caso do PIX por exemplo, as pessoas se habituaram a uma nova forma de enviar e receber dinheiro, bem como de fazer repasses de valores de uma forma geral. Nesse sentido, o campo dos benefícios sociais não fugiu a essa regra.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o ponto de virada para a inclusão dos benefícios sociais no ambiente digital foi a criação do Auxílio Emergencial em meados do mês de março de 2020. Nessa época, a plataforma do Caixa Tem foi criada como o aplicativo oficial dos repasses do Auxílio Emergencial. Porém, apesar disso, com o passar do tempo, o aplicativo Caixa Tem passou a abarcar outros benefícios sociais. Dentre eles, o Bolsa Família, o FGTS, e, agora, o próprio Auxílio Brasil.

Por isso, o aplicativo Caixa Tem é uma das opções que o cidadão pode seguir para consultar as informações que são referentes ao pagamento do Auxílio Brasil. Lembrando ainda que o Caixa Tem é o aplicativo em que o cidadão pode criar a sua Conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal (CEF).

Por meio desta conta do aplicativo Caixa Tem, portanto, o cidadão pode receber o seu dinheiro mensal a título de Auxílio Brasil, bem como movimentá-lo para uma outra conta bancária de sua titularidade ou interesse e fazer pagamentos dentro do próprio aplicativo, sem nem mesmo precisar sair de casa.

Uma outra opção, dentro do universo das plataformas digitais, é o próprio aplicativo Auxílio Brasil, que foi desenvolvido especialmente para atender as necessidades específicas do programa. Portanto, o cidadão que preferir usar esse aplicativo em vez do Caixa Tem, pode baixá-lo e usar para consultar as mesmas informações que podem ser conferidas na primeira opção.

Os dois aplicativos que foram citados logo acima estão disponíveis para os dispositivos móveis cujo sistema operacional é o Android ou o iOS (aparelhos Apple). Portanto, basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e procurar por um destes aplicativos: Auxílio Brasil e/ou Caixa Tem.

Porém, apesar da apresentação das plataformas digitais que foram citadas anteriormente, há outras opções que o cidadão pode seguir para ter acesso às informações que dizem respeito ao seu benefício social. Elas estão apresentadas logo em seguida.

Consulta Auxílio Brasil na Caixa

O Governo Federal tornou disponível alguns canais de atendimento telefônico para aqueles que fizeram a opção por este meio para obter informações sobre os benefícios sociais a que tem direito.

Por exemplo, em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o número 121, que é o contato oficial do Ministério da Cidadania. Por meio deste número (121), a pessoa pode ter acesso a diversas informações, bem como fazer denúncias que envolvem os pagamentos do Auxílio Brasil quando irregulares.

Além disso, há também a própria Central de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal (CEF), que é o número 111. Por meio deste número de telefone da Caixa, o cidadão pode consultar informações sobre o seu cartão do programa, bem como sobre o saque do seu benefício.

Cabe, portanto, ao cidadão decidir qual é a melhor forma de consulta do Auxílio Brasil para o seu caso. Pode ser pelos aplicativos que foram citados anteriormente, mas também pelos números de telefone logo acima apresentados. Ambos os canais de atendimentos devem estar disponíveis para atender a demanda de informação dos cidadãos que recebem o benefício social todos os meses.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.