P-Fies não emplacou e o número de contratos despencou

P-Fies não emplacou e o número de contratos despencou
5 (100%) 1 vote

O Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES), modalidade do FIES cujas condições de financiamentos são determinadas pelos bancos, não emplacou no primeiro semestre de 2018. Das 75 mil vagas oferecidas, apenas 800 contratos foram firmados.

Tais dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), que aponta falhas na nova modalidade do programa de financiamento.

P-Fies

O P-FIES concede financiamento para estudantes das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste que possuem renda familiar mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.

Novos contratos P-Fies

Conforme informações do assessor jurídico da Abmes, Bruno Caetano Coimbra, os 800 contratos do P-FIES no primeiro semestre são todos da região Nordeste. “Nas regiões Centro-Oeste e Norte nenhum contrato foi firmado até então porque os bancos não sabem como funciona esta nova modalidade, pois segundo o assessor faltou clareza nas informações”.

Versão do MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nota em que diz estar em contato com outros bancos a fim de atraí-los para o novo programa, “aumentando a concorrência e melhorando a atratividade”. O MEC também afirmou que seu papel no programa é apenas verificar se as normas estão sendo cumpridas; como a pontuação exigida no Enem e o limite de renda familiar.

Financiamentos caem

A quantidade de novos contratos do FIES caem desde 2014, quando 732.632 estudantes entraram no programa. Em 2015, o número caiu para 287.476 e, em 2016, para 203.633. No ano passado, 175.961 financiamentos foram firmados entre as 225 mil vagas oferecidas.

No primeiro semestre de 2018, somente 35 mil das 80 mil vagas oferecidas no FIES 1 foram preenchidas até então.

Cursos priorizados pelo Fies

Atualmente, o FIES prioriza vagas em cursos na área da Saúde, Engenharia e Licenciaturas; além das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

0 Comentários… add one

Deixe um Comentário