Fies oferecerá 150 mil vagas, com inscrições a partir de 16 de julho

Fies oferecerá 150 mil vagas, com inscrições a partir de 16 de julho
Avalie esta postagem

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá, pelo menos, 155 mil vagas para o segundo semestre de 2018. Do total, 50 mil oportunidades serão a juro zero.

Inscrições

As inscrições para essa edição terão início na próxima segunda-feira, 16 de julho, exclusivamente pela página do Fies Seleção na internet (http://fiesselecao.mec.gov.br/). Os interessados deverão se inscrever até o dia 22 de julho.

Quem poderá concorrer?

Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

Cursos que poderão ser financiados

De acordo com o MEC, poderão ser financiados:

-Os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies.

-Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes; estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC.

Durante o curso, o estudante deverá ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.

Novo Fies

O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil, que divide o programa em diferentes modalidades; oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

A modalidade juro zero é destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As instituições de ensino deverão cobrar do aluno a menor mensalidade do curso.

P-Fies

As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o P-Fies opera com recursos dos Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito.

Resultado

O resultado da seleção será publicado em 27 de julho, em chamada única. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e; posteriormente, fechar a contratação do financiamento.

Lista de Espera

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

Outras informações no Edital do Fies 2018-2.

Fonte http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=66301

0 Comentários… add one

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.