Redação Enem: Dicas para a hora da prova

Redação Enem: Dicas para a hora da prova, pois a redação é um dos maiores desafios dos alunos na hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

O texto exige planejamento de tempo e conhecimento sobre assuntos da atualidade para conseguir um bom desempenho na prova.

Redação Enem: Dicas para a hora da prova

No Enem, a redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Os temas geralmente partem de uma situação política, social ou cultural. A versão final deverá ser escrita em caneta preta, necessariamente, e será corrigida por dois professores de forma independente.

Nas edições anteriores do Enem, desde 2009, quando a nota do Enem passou a ser usada como método de seleção em instituições de ensino superior e técnico; os temas envolveram assuntos da atualidade, relacionados à cidadania e a questões sociais.

Confira os temas que já apareceram na redação do Enem

AnoTemática da Redação
2016Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2014Publicidade infantil em questão no Brasil
2013Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010O trabalho na construção da dignidade humana
2009O indivíduo frente à ética nacional
2008Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007O desafio de se conviver com as diferenças
2006O poder de transformação da leitura
2005O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999Cidadania e participação social
1998Viver e aprender

Será muito importante para o estudante entender a estrutura social brasileira; além de vincular os fatos novos ao processo histórico.

O estudante deverá perceber que o que existe hoje possui uma raiz histórica e manter-se atualizado no que diz respeito aos direitos das minorias sociais e à Constituição; além de focar no vocabulário usado no texto, na concordância,  regência verbal e pontuação, já que é uma produção formal. O principal aliado será o treino de variados temas com o objetivo de enriquecer os argumentos e o contato com a língua culta.

Tempo

Um dos maiores inimigos no momento da prova é o tempo, por isso será fundamental rascunhar um esboço, ter organização e lembrar dos tópicos de um texto argumentativo-dissertativo, como por exemplo o que colocar na introdução? na argumentação? e na conclusão? Dessa forma o esboço terá os tópicos a serem trabalhados, de forma que o rascunho possa ser elaborado em tópicos e, na hora de passar o texto a limpo, será mais fácil para elaborar e desenvolver o texto.

Acesse diversas propostas de redação treine sua escrita, argumentos e organização do tempo para elaborar um bom texto.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.