Novo Enem: A proposta do CNE é que o Exame seja em duas etapas

A proposta do CNE (Conselho Nacional da Educação) é que o Novo Enem seja em duas etapas e em consonância com a nova BNCC.

Ainda de acordo com o CNE, as matrizes do Enem e dos demais processos seletivos para o acesso à educação superior deverão necessariamente ser elaboradas em consonância com a BNCC; e o disposto nos referenciais para a elaboração dos itinerários formativos. Tais seleções serão organizadas por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, dada a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.

Novo Enem em duas etapas

De acordo com o Parecer nº 03 do CNE, a realização do Enem se daria em duas etapas:

  • A primeira, com referência à BNCC, que irá avaliar competências gerais, avaliação interdisciplinar;
  • A segunda, com os Itinerários Formativos do ensino médio”, destacou Eduardo Sousa. Nesta etapa, o estudante inscrito no Enem escolherá as provas do exame, de acordo com a área vinculada ao curso superior que pretende cursar.

As instituições de ensino deverão orientar os estudantes no processo de escolha do seu itinerário formativo.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC norteará os currículos dos sistemas e das redes de ensino das Unidades Federativas; como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em todo o Brasil.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.