Enem 2020: O adiamento das provas ajuda ou atrapalha?

O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, foi praticamente obrigado a adiar a datas das provas do Enem 2020, por pressão dos Senadores e Deputados, que ameaçaram adiar o Exame por meio de Projeto de Lei, que seria aprovado pelos respectivos órgãos.

Consulta Pública sobre datas do Enem 2020

O INEP e o MEC informaram na tarde de 20 de maio que farão uma consulta publica referente ao adiamento do Exame, que já possui mais de quatro milhões de inscritos.

Enem e Processos de Seleção para 2021

Com o adiamento do Enem, as instituições públicas e privadas ficaram sem saber como marcarão suas próprias seleções para ingresso de candidatos em 2021.

As Universidades, Centros Universitários e Faculdades Particulares, em sua grande maioria, cumprem o calendário letivo de 2020; por meio de atividades remotas, conforme autorização do MEC em março de 2020 e endossado pelo CNE.

As universidade públicas, que atendem quase um milhão de estudantes, estão há mais de dois meses sem aulas.

Fies e Prouni 2021

O Fies, Financiamento Estudantes e Prouni, Programa Universidade para Todos, são programas que atendem os estudantes carentes, que ingressam nas instituições particulares; e a cada ano, mais de 300.000 oportunidades são oferecidas para os referidos estudantes.

Com o adiamento do Enem 2020 como ficarão tais estudantes, pois as instituições particulares estão em dia com seus calendários; e deverão começar o ano letivo de 2021, em fevereiro?

Sisu 2021

O Sisu oferece mais de 200.000 vagas a cada ano e se baseia nas notas do Enem, que ao ser adiado, atrasará toda a seleção para ingresso nas Instituições públicas.

Se as provas do Enem forem realizadas em janeiro de 2021, o resultado será divulgado em final de março ou início de abril; então os calouros de 2021 começarão a estudar possivelmente no mês de maio.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.