Competências de Redação Enem, veja quais são

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, envolve milhares de jovens, que estão em busca de ingresso nas universidades públicas, por meio do Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada.

A redação do Enem será uma importante etapa da prova nacional; além de servir de critério de desempate para o Prouni e Fies.

Como é a redação do Enem?

O candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas; desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deverá fazer uma reflexão escrita sobre tema de ordem política, social ou cultural.

Na redação do Enem, o candidato defenderá uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto; apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

A letra deverá ser legível, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.

O candidato precisará mostrar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado que preferencialmente observe os direitos humanos. Foi retirado o item desrespeito aos direitos humanos, veja mais detalhes.

Motivos para zerar a redação do Enem

De acordo com a Cartilha do MEC, os motivos para zerar a redação do Enem são:

 -Se a redação não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

-Se o candidato entregar a folha de redação sem texto escrito ou que não passe de sete linhas;

-Se o texto tiver Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como desrespeito aos direitos humanos, não serão admitidos;

-Fuga ao tema proposto;

-Cópias dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Veja dicas de Redação nota 1000

Competências avaliadas na redação do Enem, de acordo com a Cartilha do MEC:

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5 – Elaborar uma proposta de solução para os problemas abordados, observando os direitos humanos, valores e diversidade.

Acesse possíveis temas de redação que poderão ser cobrados na próxima edição do Enem.

Acesse provas de outras edições do Enem para testar seus conhecimentos e cronometrar seu tempo como forma de preparação para a prova nacional.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.