Como será a prova do Enem Seriado?

Conforme informações do Inep, a partir de 2021, estudantes do 1º ano do ensino médio de todas as escolas do país, públicas e privadas, farão a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado.

A nota final dessa modalidade do Enem, junto com o desempenho obtido posteriormente pelos estudantes no 2º e 3º ano; poderá ser usada para ingressar no ensino superior.

Novo Saeb

O Enem Seriado foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fará parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que será anual.

A prova atualmente é aplicada de dois em dois anos a estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, mas a partir de 2021 passará a ser feita por todos os estudantes do país, de todas as séries, a partir do 2º ano do ensino fundamental.

O novo Saeb, será implementado aos poucos, sendo que o 1º ano do ensino médio será o primeiro a ser incorporado, em 2021.

Como usar os resultados do Enem Seriado?

O Inep usará os resultados do exame não apenas para verificar a qualidade das escolas, como é feito hoje, mas para possibilitar o ingresso em universidades. De acordo com o órgão:

  • Haverá um percentual de vagas para o Enem Tradicional e outro para o Enem Seriado.
  • As notas do Enem Seriado serão usadas para ingresso nas universidade em 2024, quando a primeira turma tiver realizado as três etapas da seleção.
  • O estudante poderá fazer o Enem Seriado e o Tradicional, pois esta modalidade continuará a ser realizada.

Como será a Prova do Enem Seriado?

A prova do Enem Seriado será digital e realizada em tablets, que serão distribuídos pelo Ministério da Educação.

Conteúdos das provas

Quanto ao conteúdo da prova do Enem seriado, ele deverá estar organizado de maneira semelhante ao Enem tradicional, em quatro áreas de conhecimento, que são matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas.

Correção do Enem Seriado

Para a correção será usado o mesmo método chamado teoria de resposta ao item (TRI).

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.