Recurso da Isenção de taxa Enem 2019 e justificativa de faltas Enem 2018

O Inep divulgou no dia 17 de abril, o resultado referente à isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e a justificativa de faltas do Enem 2018. Os recursos serão recebidos de 22 a 26 de abril.

Os candidatos solicitantes puderam consultar os resultados na Página do Participante. Foi preciso fornecer CPF e a senha criada durante o período de solicitações para verificar o resultado.

Recursos

Os candidatos que tiveram o pedido negado; terá o prazo para recurso no período de 22 a 26 de abril, na Página do Participante.

O prazo para recurso valerá também para quem realizou a justificativa de ausência aos dois dias de prova da edição do Enem 2018.

Resultados dos Recursos

Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 2 de maio, próximo à abertura do período de inscrições ao Enem 2019.

Quem pôde solicitar isenção?

De acordo com edital do Enem estão abaixo os critérios para isenção de taxa:

-Quem está cursando a última série do ensino médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
-Quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e, concomitantemente; tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio, por pessoa;
-Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS); único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Inscrições Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 serão realizadas de 6 a 17 de maio, no site do Enem.

Os participantes isentos irão efetuar a inscrição sem necessidade de gerar guia de cobrança. Os participantes que não conseguirem a isenção e demais pagantes deverão informar os dados solicitados no Sistema de Inscrição, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU); além de efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$85 para ter sua inscrição confirmada.

Veja como solicitar o atendimento especializado do Enem 2019

Provas

Conforme cronograma do Enem 2019, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação – para a qual vale a advertência de que qualquer explanação; que desrespeito aos direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.

No segundo dia, serão cinco horas para desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Demais informações no Edital do Enem 2019.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.