As provas do Enem 2019 já começaram a ser distribuídas

As provas do Enem 2019 já começaram a ser distribuídas para os 1.727 municípios e totalizam 10, 3 milhões cadernos de questões, conforme dados do MEC.

Números do Enem 2019

São aproximadamente 400 mil profissionais envolvidos em todo o processo do Enem, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.

A edição de 2019 conta com 5,1 milhões de inscritos, sendo São Paulo o estado com o maior número, que totaliza 816.015 inscritos. Ao todo, serão 10.133 locais de provas e 147.565 salas de aula em todo o país.

Local de Prova Enem 2019

O cartão com o local de provas do Enem 2019 será liberado no dia 16 de outubro de 2019, no site do Inep.

Provas Enem

O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, e uma redação. As provas de 2019 serão realizadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

O que levar no dia das provas?

Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Gabarito

A previsão é de que o gabarito oficial do Enem 2019 seja publicado em 13 de novembro, conforme edital do Enem.

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem será divulgado em janeiro de 2020 e logo após serão abertas as inscrições para o Sisu 2020. Veja como é a consulta de vagas do Sisu.

Veja abaixo outras aplicações das notas do Enem, além do Sisu 2020:

  • Bolsas pelo Prouni, pois a nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos.
  • Financiamento Fies, para o estudante que quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil..
  • Vagas no Pronatec para os Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais, que usarão a nota no Enem para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
  • Complemento ao vestibular, pois várias instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
  • Substituição ao Vestibular, pois diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.
  • Seleção para vagas ociosas, pois após todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.
  • Seleção para transferência de cursos de graduação, pois as instituições têm utilizado as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus cursos de graduação.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.