Enem 2019: Local de Prova disponível a partir de 16 de outubro

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 10.134 locais diferentes, nas 27 unidades da Federação.

Enem 2019 Local de Provas

A partir do dia 16 de outubro, os mais de cinco milhões de participantes inscritos poderão consultar os locais onde farão as provas do Enem 2019, com a liberação do acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição.

O Local de Prova do Enem 2019 será divulgado no endereço https://enem.inep.gov.br/.

O candidato com sua senha e CPF poderá acessar o sistema e verificar seu local de provas e demais dados tais como sua inscrição e  língua estrangeira, que estarão no documento, que deverá ser impresso pelo candidato.

Dados do Cartão de Confirmação da Inscrição

No Cartão de Confirmação da Inscrição em mãos, os participantes poderão conferir o número de sua inscrição; o local de prova, com endereço e número de sala; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Segurança Enem 

Em 2019, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares. Serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova; mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pela fiscal, ou seja, o alarme deve estar desativado e o aparelho, desligado.

Horário

O Inep recomenda que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

Provas Enem

O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, e uma redação. As provas de 2019 serão realizadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

O que levar no dia das provas?

Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Gabarito

A previsão é de que o gabarito oficial do Enem 2019 seja publicado em 13 de novembro, conforme edital do Enem.

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem será divulgado em janeiro de 2020 e logo após serão abertas as inscrições para o Sisu 2020. Veja como é a consulta de vagas do Sisu.

Veja abaixo outras aplicações das notas do Enem

  • Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos.
  • Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil..
  • Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais, que usarão a nota no Enem para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
  • Complemento ao vestibular: Várias instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
  • Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.
  • Seleção para vagas ociosas: Após todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.
  • Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições têm utilizado as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus cursos de graduação.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.