Quando sai o Resultado do Encceja 2019?

O resultado do Encceja 2019, que recebeu quase três milhões de inscrições e foi realizado em mais de 600 cidades brasileiras, será divulgado no mês de dezembro, mas há possibilidade de adiantar as informações aos candidatos.

Resultado Encceja 2019

resultado do Encceja 2019 será divulgado no mês de dezembro; no site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante.

Como obter a certificação do Encceja 2019?

Para obter o certificado, o candidato deverá atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame; e o participante deverá ainda ter nota igual ou superior a cinco pontos na redação.

Declaração de Proficiência Encceja 2019

Conforme edital, para atingir a proficiência na área de conhecimento de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio; o participante deverá obter também pontuação igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação.

Como solicitar a Certificação do Encceja?

O participante que alcançar a nota mínima deverá procurar a secretaria de educação; ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado no ato da inscrição; para pleitear a Declaração Parcial de Proficiência e/ou a Certificação de Conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Relação das Instituições que fazem a Certificação do Encceja 2019

A relação das instituições certificadoras podem ser conferidas no Edital do Encceja 2019.

Encceja

O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. Em Em 2019, o Encceja terá mais 3 aplicações que serão:

  • Encceja Exterior, aplicado em 18 cidades de 12 países, no dia 15 de setembro;
  • Encceja Exterior para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) em Tóquio, no Japão, de 16 a 27 de setembro;
  • Encceja Nacional PPL, de 8 a 9 de outubro.

Finalidades do Encceja

Abaixo as finalidades do Encceja, de acordo com as informações do INEP:

  • Construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar;
  • Estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do Exame;
  • Oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
  • Construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de certificação;
  • Construir parâmetros para autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho;
  • Possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.