O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde de 16 de outubro, as novas datas para a reaplicação do Encceja 2024. As provas serão realizadas nos dias 29 e 30 de outubro, conforme publicado no Diário Oficial da União de 15 de outubro.
Além disso, o Inep também alterou a data de divulgação do gabarito oficial, que agora será publicado em 11 de novembro. Essa nova data também se aplica às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa com privação de liberdade, que também terão a oportunidade de realizar a prova nestes dias.
Quem pode participar do Encceja?
O Encceja é voltado para pessoas que não concluíram a educação básica na idade considerada regular e desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio. Para realizar o exame, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova para o ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio.
Esse exame oferece uma importante oportunidade para aqueles que desejam formalizar sua educação e abrir novas portas no mercado de trabalho. O certificado obtido através do Encceja é reconhecido nacionalmente e pode ser utilizado para dar continuidade aos estudos ou para melhorar as oportunidades profissionais.
Condições para a reaplicação do Encceja 2024
Doenças que permitem a reaplicação
Os candidatos que não puderam realizar o Encceja 2024 devido a questões de saúde podem solicitar a reaplicação. Entre as doenças que permitem essa solicitação estão: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, entre outras.
Além disso, doenças como monkeypox, varíola, sarampo, rubéola e covid-19 também estão na lista de condições que permitem a reaplicação do exame. É essencial que o estudante apresente os documentos comprobatórios para ser elegível.
Problemas logísticos
A reaplicação do Encceja também pode ser solicitada por candidatos que enfrentaram problemas logísticos no dia da prova. Entre as situações cobertas estão desastres naturais, como enchentes, que comprometem a infraestrutura do local de prova, ou a falta de energia elétrica, que afeta a visibilidade da prova por ausência de luz natural.
Outras causas incluem erros de execução de procedimentos de aplicação que possam ter prejudicado o candidato de forma comprovada. Nesses casos, é possível solicitar a reaplicação apenas da prova que não foi realizada, seja no período matutino ou vespertino.
Quando será divulgado o resultado do Encceja 2024?
Os resultados da edição 2024 do Encceja serão divulgados em 23 de dezembro. Os candidatos poderão consultar o desempenho diretamente no sistema do Encceja. Para ser aprovado no exame, é necessário obter 100 pontos em cada uma das provas objetivas e 5 pontos na média da redação.
O cálculo das provas objetivas utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma metodologia usada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já a redação é avaliada com uma pontuação que varia de 0 a 10.
Certificação do Encceja 2024
Após a aprovação no Encceja, os participantes podem solicitar o certificado de conclusão nas secretarias estaduais de educação ou nos institutos federais que aderiram ao exame. A lista completa das instituições que emitem o certificado pode ser consultada no sistema de inscrição do Encceja.
Os interessados devem ficar atentos às orientações e prazos divulgados no edital do Encceja 2024, onde todas as informações detalhadas sobre o processo de certificação estão disponíveis.