MEC divulga material de estudo para o Encceja 2020

O estudante que  se prepara para fazer as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) encontra no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma série de materiais de estudos.

Material de Estudo Encceja

Além dos cadernos de questões e gabaritos de aplicações passadas, também estão acessíveis apostilas gratuitas, cujo conteúdo é voltado especialmente para quem pretende buscar a certificação.

Habilidades e Competências

As habilidades e competências verificadas no Encceja são diferentes de outros exames, porque ele é direcionado às pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada.

Questões Encceja

As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares, por meio de situações-problema do cotidiano; que têm como objetivo avaliar as competências dessas pessoas, a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

Livro do Estudante

Diferentemente dos materiais didáticos tradicionais, o Livro do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Inep, ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato desse exame. Cada capítulo explica os conhecimentos que avaliarão a competência do participante. Na sequência, ensina como desenvolver essas competências por meio de atividades. As respostas dos exercícios podem ser encontradas no fim do capítulo; e as apostilas são apresentadas nas quatro áreas de conhecimento avaliadas nas provas.

Cadernos de questões e gabaritos

Os arquivos são disponibilizados por etapa de ensino e área de conhecimento. O Inep disponibilizou os Cadernos de Questões regulares e também os acessíveis (prova ampliada, prova superampliada e prova ledor) dos últimos anos do Exame.

Ensino Fundamental

Para o ensino fundamental estão disponíveis os Cadernos de Questões de ciências naturais; história e geografia; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física.

Ensino Médio

Para o ensino médio, podem ser acessados os Cadernos de Questões de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias.

Certificação 

Quem obtiver a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação poderá obter o certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram adesão ao Encceja, também são certificadores do exame, porém somente do ensino médio.

Declaração de Proficiência

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência. Neste caso, o participante fica liberado para se inscrever apenas nas áreas que não alcançou a pontuação necessária na próxima edição do exame. O participante que fez o exame deve procurar a instituição certificadora que selecionou durante a inscrição.

Encceja

Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. Desde 2017 são quatro edições anuais: nacional regular, nacional PPL, exterior e exterior PPL. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. O Encceja PPL, para pessoas privadas de liberdade, conta com a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fonte http://portal.inep.gov.br/

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.