Encceja 2020: INEP divulgou novo edital e período para solicitar reaplicação

O INEP divulgou novo edital do Encceja 2020 que foi adiado para o dia 29 de agosto de 2021, por causa do coronavírus.

Candidatos Encceja 2020

O Exame contará com a  participação de 1.630.046 candidatos, que farão provas para buscar sua certificação nos estudos.

De acordo com o MEC serão:

  • 301.438 candidatos para o Ensino Fundamental;
  • 1.328.608 candidatos para o Ensino Médio.

Áreas mais procuradas Encceja 2020

Ensino fundamental

De acordo com o MEC, entre as quatro provas ofertadas pelo Encceja, as áreas que tiveram mais procura pelos inscritos na busca de certificação no ensino fundamental foram língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação (267.314), seguida de matemática (266.155).

Ensino Médio

Para os interessados na certificação do ensino médio, a prova de matemática e suas tecnologias foi a mais procurada (1.180.500), seguida pela de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (1.065.461). A referida diferença se explica pelo fato de que inscritos no Encceja 2020, que realizaram edições anteriores do exame, puderam selecionar apenas as provas, em que não obtiveram nota suficiente para certificação.

Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social

Foram divulgados também as solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social, que podem ser conferidos no site do Exame.

Quem poderá fazer o Encceja 2020?

A participação no Encceja Nacional é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino:

  • Mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental;
  • Mínimo, 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio, na data de realização do Exame.

Como é a Prova do Encceja 2020?

Conforme edital, o Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e  uma redação.

  • Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.
  • Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Datas das provas

Reaplicação do Encceja 2020

Conforme edital, o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar a reaplicação do Exame, em até cinco dias após a aplicação (29 de agosto de 2021), por meio do endereço <enccejanacional.inep.gov.br/encceja>. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep.

Certificação

Os resultados do Encceja permitem a emissão dos documentos abaixo relacionados:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:
    Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.
  • Declaração Parcial de Proficiência: Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.