Como manter o foco nos estudos durante a quarentena

Muitos procuram formas de manter o foco nos estudos durante a quarentena. Quer seja para começar novos estudos ou ingressar em uma nova área de conhecimento.

Contudo, um grande desafio surge na vida de milhares de estudantes: afinal, como manter a concentração e o bom estado psicológico durante o isolamento social provocado pela pandemia?

Por isso, nós do blog do Vestibular, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a alcançar o foco necessário e melhorar o desempenho dos seus estudos.

Como você já sabe, os métodos de estudo devem ser adaptados a cada estudante, afinal, cada indivíduo possui características únicas e portanto, devem ser preservadas e levadas em consideração.

No entanto, neste artigo, vamos falar algumas formas de organização e estudo com as quais, você será capaz de definir o que pode ser feito para melhorar o foco nos estudos.

Planeje-se e organize seus estudos

Antes de começar um novo estudo, faça um planejamento prévio sobre quais pontos você deseja estudar no período de estudo.

Você pode utilizar um bloco de notas ou um aplicativo do seu celular, e criar uma lista de itens com as quais, você deverá estudar no dia.

Por exemplo, vamos supor que você esteja a procura de aprender sobre desenvolvimento de sites e decidiu se inscrever em um curso de WordPress. Você pode listar itens que deseja se aprofundar e focar naqueles pontos durante o período de estudo.

Com metas bem estabelecidas de estudo, você poderá melhorar o seu rendimento como estudante e também ter maior retenção do conhecimento.

Evite distrações

As distrações estão por todo o lado, e isso pode representar um enorme desafio para o estudante. Afinal, além das distrações que podemos ter em qualquer ambiente, muitas vezes sentimos falta de nos relacionar com nossos amigos durante a quarentena.

Para contornar o isolamento, muitos tem usado redes sociais e aplicativos de mensagens em excesso, o que diminui o foco e atenção ao conteúdo a ser estudado.

Por isso, faça o possível para evitar as distrações durante seus momentos de estudo. Quando estiver estudando pela Internet, evite utilizar redes sociais ou qualquer outro aplicativo.

Se for possível, desligue qualquer outro aparelho que não esteja sendo usado para estudo. Isso também o ajudará a aumentar seu foco no seu estudo.

Reserve um horário e espaço

Pode parecer bastante óbvio, mas é importante manter a disciplina mesmo na quarentena.

A tentação de decidir ou postergar o horário de estudo pode ser grande. No entanto, o estudante deve lembrar de ter o horário de estudo e cumprí-lo. Isso é especialmente verdade se você utiliza o mesmo local para estudo e para o lazer.

Por isso, é importante manter uma rotina de estudo que seja parecida com a rotina de estudo antes da quarentena. Manter alguns hábitos farão sua mente se adaptar rapidamente.

Outro ponto importante é manter um ambiente reservado para seus estudos.

Se você utiliza o computador para acessar redes sociais ou assistir filmes na sua mesa de estudo, seu cérebro vai começar a associar este espaço com tempo livre e entretenimento ao invés de estudar. E isso pode comprometer seu rendimento.

O ideal é ter um espaço reservado de casa para se dedicar exclusivamente para o estudo. Caso isso não seja possível, remova toda as principais distrações que você possa ter e mantenha o ambiente limpo.

Mantenha-se saudável

A fim de melhorar o desempenho do estudo, é importante ter a total atenção a sua saúde.

Como é sabido, a dopamina e a serotonina são produzidas durante uma atividade física, e é excelente para para aumentar a sensação de bem-estar e também do seu humor. Desta forma, alinhando seu cérebro com o seu corpo, você terá um aumento de energia e irá melhorar a memória para os estudos.

Portanto, faça questão de ter uma boa alimentação, aliada ao exercício físico.

Lembre-se também de dormir ao menos oito horas por dia. Desta forma, você poderá se manter focado e alerta quando for a hora de estudar.

Respeite seus intervalos e descanso

As pausas são necessárias para períodos de estudo eficazes e produtivos. Contudo, durante o isolamento social, muitas pessoas tendem a se sentir improdutivas e acabam se responsabilizando demasiadamente por isso.

Para que você não se sinta estressado, você precisa fazer pausas durante um longo período de estudo.

Você pode fazer alongamentos durante alguns minutos, fazer ioga, ou mesmo assistir um pequeno episódio de sua série favorita. Não fará mal algum aos seus estudos, se você fizer uma pausa para descansar.

Certifique-se apenas de que é uma pequena pausa, e que isso não irá atrapalhar seu planejamento.

Mantenha contato próximo com seus instrutores

Você não precisa ficar distante do seu instrutor durante as aulas online.

Vale a pena entrar em contato com professores, mesmo que seja para conhecê-los melhor. Mostre-os que você entendeu os pontos-chave de cada aula, debata ideias sugeridas durante o estudo e procure ir além do conteúdo proposto.

Além de motivar seu instrutor a continuar dando o seu melhor, esse toque humano na relação pode te ajudar a manter o foco durante as aulas pela Internet.

Conclusão

Sem dúvida alguma, todos nós estamos experimentando e nos adaptando aos efeitos do isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus.

Contudo, isso não quer dizer que não podemos alcançar uma mentalidade positiva e tranquila durante este período. Você não deve colocar pressão sobre si mesmo, estabelecendo metas que não podem ser alcançadas ou que não estão alinhadas com a forma como você está se sentindo. Portanto, respeite também seus sentimentos e trabalhe-os de forma positiva e com esperança.

Faça intervalos frequentes e dê ao seu cérebro o relaxamento que merece nestes tempos difíceis.

Esperamos que você alcance maior foco em seus estudos com as dicas propostas neste artigo.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.