3 dicas para melhorar a memória para os estudos

Você quer saber como melhorar sua memória para estudar? Afinal estamos no século 21 e há muito para estudar e aprender em pouco tempo, especialmente antes de uma prova.

Mas não é apenas uma questão de tempo, não é apenas uma questão de volume quando se trata de tantos livros e vídeos para consumir. O cerne do problema não é nenhuma dessas coisas.

O núcleo do problema é a memória …

As coisas que seu cérebro simplesmente não consegue memorizar, não importa quantas vezes você as repita.

Por quê? Porque você não tem uma estratégia para gerenciar seu aprendizado e memória. Mas não se preocupe!

Neste artigo, mostraremos a você 3 técnicas poderosas para ajudá-lo a lembrar de qualquer coisa que você tenha que estudar.

Você aprenderá muito mais facilmente – fatos, datas, fórmulas, equações, o que for. Essas técnicas tornarão mais fácil para você memorizar e estudar para um concurso ou evitar o apagão na hora da prova.

1. O Palácio da Memória

Quer apenas um método simples que ajuda a melhorar a memória para estudar?

Não procure mais do que o Palácio da Memória.

Os campeões de memória e especialistas concordam que é o método mais eficaz para se lembrar de qualquer coisa. De fato, um especialista usou a técnica para memorizar o valor de Pi até aproximadamente 112.000 dígitos.

Com a técnica do Palácio da Memória, você associa cada peça de informação que deseja memorizar a partes de um local com o qual você está muito familiarizado – como a sua casa ou o campus da faculdade.

Por exemplo, se você quisesse lembrar uma série de datas importantes sobre a Segunda Guerra Mundial, você poderia “arquivá-las” em seu armário de remédios.

Associar cada bit de informação a um objeto físico dentro de um espaço familiar ajuda o cérebro a armazenar a informação.

Mais do que apenas armazená-lo, seu cérebro armazena o material de estudo sistematicamente e o recupera facilmente quando necessário.

Apenas certifique-se de desenhar primeiro o seu Palácio da Memória para obter os melhores resultados.

Provavelmente, a maior força da técnica da memória de palácio é que você pode combiná-la com outros métodos mnemônicos para melhorar sua memória de longo prazo.

2. Acrônimos para melhorar a memória nos estudos

Os acrônimos é a técnica de memória mais comumente usada, eles são ótimos para lembrar listas curtas ou sequências.

Você provavelmente aprendeu ‘PEMDAS’ na escola – uma sequência para resolver equações.

Significa: Parêntese, Expoentes, Multiplicação, Divisão, Adição e Subtração.

Aqui está uma dica simples para criar suas próprias siglas para lembrar melhor as coisas.

Os acrônimos são construídos com a primeira letra de cada palavra constituinte e eles realmente soam como palavras. É isso que os torna fáceis de lembrar.

Controle da sua memória, tudo o que você precisa fazer é EIP:

Estudar técnicas de memória

Implemente técnicas de memória

Pratique técnicas de memória com informações que melhorem sua vida

Você pode estar se perguntando …

O que você faz se as primeiras letras não formarem uma palavra, por causa da falta de vogais no meio ou por qualquer outra razão?

Esqueça a definição e seja criativo.

Tente alterar a sequência de palavras ou use a segunda ou a última letra em vez da primeira. Se não houver vogal, pegue uma segunda letra de uma palavra.

3. Repetição Espaçada para Melhoria da Memória

Aqui está um fato bem conhecido sobre a memória – quanto mais você reforça alguma coisa, mais fácil se torna para o seu cérebro se lembrar dela.

No entanto, para melhorar a memória para estudar, quando você reforça alguma coisa é muito mais importante do que a frequência com que você a reforça.

No método de repetição espaçada, você pratica a lembrança no momento certo. A maneira mais simples de aplicar esse método de memória é usar flashcards (pequenos cartões) quando você estuda.

Ao percorrer seus flashcards, divida-os em três pacotes. Se você se lembra de algo claramente, esses cartões entram na pilha “Fácil”. Você não precisa estudar os flashcards novamente por uma semana ou duas semanas.

Se você se lembra de algo moderadamente, mantenha-o na pilha “Médio” e revise-o após algumas horas ou um dia. E se você não consegue lembrar de nada, coloque-o em ‘Difícil’ e estude-o novamente nos próximos 10 minutos.

Simples e ainda eficaz!

Você ainda pode combinar as cartas com o Palácio da Memória. Sempre que você tiver palavras que sejam “Médias” ou “Difíceis”, inclua-as em um Palácio da Memória.

Boa Sorte!

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.