Como estudar inglês para o Enem

Se você chegou até este artigo, provavelmente quer saber como estudar inglês para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Afinal, essa é uma das provas mais importantes para a carreira de um estudante.

Isso porque, com a sua nota, é possível garantir a vaga em diversas universidades estaduais e federais, além de conseguir bolsas de estudo para faculdades particulares.

Como estudar inglês para o Enem

Porém, como é possível selecionar os temas de estudo mais relevantes? Não se preocupe! Nesse artigo, você verá dicas de como montar um calendário eficiente para aumentar a sua nota no Enem.

Então vamos começar?

Monte um cronograma de estudos

Se você estiver realmente focado em estudar inglês para a prova, o ideal é que você comece montando um cronograma de estudos.

Quantas horas por dia você planeja estudar? Quais são os temas mais fáceis e mais difíceis para você? Tudo isso é muito importante para que você consiga arrumar bem o seu calendário.

E vamos combinar que, depois que ele estiver pronto, você precisa realmente seguí-lo, ok?

Analise as provas anteriores

Uma ótima dica para começar a estudar é utilizar as provas dos anos anteriores como guia. Afinal, é muito comum que os elaboradores das questões criem perguntas sobre os mesmos temas. Ao resolver as provas dos três anos anteriores ao seu, será mais fácil identificar temas que aparecem com mais frequência nas provas.

Preste atenção em perguntas de interpretação de texto

Existem basicamente dois tipos de perguntas de interpretação: as de localização, cuja resposta se encontra em um trecho do texto, e as de interpretação propriamente ditas. Neste caso, você deve interpretar, da sua forma, o texto de acordo com a proposta dos examinadores.

Porém, não se preocupe! No caso do Enem, as perguntas mais recorrentes são as de localização. Dessa forma, vale ler o texto com atenção para conseguir a resposta correta.

Preste muita, muita atenção no enunciado

Ao contrário de outras provas nacionais importantes, o Enem é muito conhecido por enunciados longos. Por isso, é essencial que, ao estudar inglês para o Enem, você treine a leitura de perguntas nesse formato.

O gerenciamento de tempo é uma questão muito importante para quem vai fazer a prova. Por isso, separe alguns dias de estudo para realmente simular as condições do Enem.

Coloque um despertador para tocar assim que o tempo do exame se esgotar. Dessa forma, você terá uma ideia melhor de quanto tempo precisa para resolver as questões.

Embora a parte de inglês tenha apenas 5 questões, é importante que você não perca muito tempo nessa parte da prova para que consiga focar em outras matérias que você pode ter dificuldade.

Quais são os temas mais comuns na prova de inglês do Enem?

Agora que você já tem uma ideia melhor de como estudar inglês para o Enem, chegou a hora de falarmos sobre os temas que mais apareceram nos últimos anos. Dentre eles, podemos citar:

Verb tenses

Os tempos verbais com certeza figuram entre os temas mais cobrados na prova. Por mais que as questões sejam, geralmente, de interpretação de texto, é essencial que você conheça esses tempos – principalmente o present perfect – para conseguir ler e entender melhor todos os enunciados.

Passive voice

A voz passiva também é muito comum no Enem. Geralmente, o que acontece é a apresentação de um texto totalmente redigido na voz passiva. Então, o enunciado pede a tradução e interpretação correta de algum trecho do texto.

Outro formato de questão muito comum é a inclusão de um adjetivo ou advérbio em trechos do texto. Por isso, é essencial que você domine o tema!

Linking words

As linking words são como chamamos as palavras de conexão em inglês. To, with, on, under, above, enfim. São os termos que ligam uma frase ou palavra à outra da forma correta.

Ao estudar as provas antigas, você verá que o Enem tem o costume de apresentar textos com espaços em branco para que o alune complete. É aqui que entram essas linking words! Então não deixe de incluir o tema em seu cronograma de estudos.

Muita leitura e interpretação de texto!

Por último, não podemos deixar de ressaltar a importância de você treinar a leitura antes da prova. Tanto em inglês como espanhol, o que os examinadores querem saber é se você é capaz de ler e realmente entender um texto escrito em outra língua.

Uma ótima dica aqui é escolher o seu livro favorito – aquele que você já leu diversas vezes – e, então, tentar a leitura da obra em inglês. Por tratar-se de um livro cuja história você já conhece, será mais fácil reconhecer as palavras e treinar a interpretação.

Viu só como estudar inglês para o Enem pode ser mais fácil do que você pensava? Agora, é hora de arregaçar as mangas e mergulhar nos livros. Mantenha o foco e saiba que todo esse esforço valerá a pena quando você ver a nota final no exame. Boa sorte!

Se você ainda tiver dúvidas sobre inglês ou até mesmo sobre o Enem, deixe o seu comentário abaixo. Não esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.