Nomofobia transtorno da atualidade que chama atenção dos especialistas

Nomofobia transtorno da atualidade que chama atenção dos especialistas
5 (100%) 1 vote

Nomofobia é um tipo de fobia causada pelo transtorno, angústia ou medo de ficar sem acessar o celular; que também é denominada de fobia de ficar sem celular.

A internet facilitou e agilizou a comunicação, aproximou as distâncias, otimizou atendimento em diversas repartições, aproximou amigos;  mas também trouxe consigo uma gama de desafios e consequências que a revolução tecnológica implementou; inclusive enfermidades para as pessoas que não a usam de uma maneira consciente.

O usuário tem o poder de escolher utilizar a tecnologia a seu favor ou se tornar escravo dela; pois como qualquer uso sem equilíbrio poderá gerar grandes transtornos. Leia mais sobre os benefícios e malefícios da Internet.

Atualmente a Internet tem causado diversas preocupações tais como o Sequestro digital, o Cyberbullying e onda de jogos violentos e às vezes mortais como é o caso da Baleia Azul; além de gerar dependência em seus usuários, principalmente pelos smartphones.

As pessoas mais jovens, cujas idades variam entre 13 e 25 anos, são as mais propensos a desenvolverem o vício; pois nessa idade a opinião dos outros ainda é muito influente. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 66% da população brasileira acima de 10 anos possui telefone móvel.

Entenda a Nomofobia

É um transtorno que pode acometer adolescentes, jovens e adultos, que sofrem da angústia resultante da incapacidade de comunicação através de aparelhos celulares ou computadores.

Ela não é um transtorno para ser ignorado, porque pode ter consequências graves para a saúde. Entre os sintomas mais comuns estão a ansiedade e estresse de perder o telefone; ou não ter cobertura de operadora de internet / WiFi para se manter conectado.

Sintomas da Nomofobia

Medo, ansiedade, estresse e ataques de pânico ao pensar em sair sem celular são os principais sintomas. Eles podem levar a outros efeitos colaterais, tais como tremores, sudorese, tontura, dificuldade em respirar, náuseas, dor no peito, aceleração da freqüência cardíaca, que são os sintomas característicos da dependência.

Causas do vício em celular

Esta dependência psicopatológica vai além de uma fobia simples, de modo que os remédios naturais, tais como anti-ansiedade podem não ser eficazes. Baixa auto-estima e dificuldades nos relacionamentos sociais são fatores de risco que podem causar nomofobia.

O vício no sistema de recompensa de redes sociais, tais como os likes de facebook, retuítes, views em vídeo de youtube, e ‘corações’ no Instagram, também pode ser um fator que contribui na dependência, pois é uma forma de obter pequenos prazeres psicológicos de forma fácil e rápida.

Tratamento para nomofobia 

Se o usuário reage mal quando perde sua cobertura móvel ou simplesmente não tem wifi, e pode identificar algum dos sintomas acima; deverá consultar um especialista para fazer um diagnóstico preciso e pensar na ação oportuna para curar a dependência patológica no celular. O importante é verificar e identificar o possível problema.

Há formas do usuário tentar sair do vício dispositivo; encontrando outros interesses que não sejam na internet, e tentando priorizar atividades offline e encontros sociais presenciais.

Outra opção é considerar que não é necessário tirar foto de todos os momentos da sua vida para colocar em instagram, facebook, snapchat, etc. Às vezes seus amigos não estão tão interessados em suas fotos e ou aparições sem sentido.

Veja cinco passos para verificar o vício pelo celular

1- Segurança, quando o usuário começa a perder contato com a vida real;

2- Relevância, quando a vida virtual passa a ser mais importante que a vida real;

3-Tolerância, sentir necessidade de estar conectado a todo momento;

4-Abstinência, se o usuário começa a sentir angústia, tremores ou calafrios, quando não está conectado;

5-Contato Social, quando o usuário passa a ter problema no trabalho, o rendimento na escola diminui, brigas e discussões com familiares sem sentido.

O celular é um importante instrumento de comunicação, de aproximação; além de facilitar diversas finalidades do dia a dia, pois atualmente o usuário pode resolver uma infinidade de problemas por ele. Mas como qualquer remédio, deverá ser usado com critérios, por determinado tempo e organização para não se tornar um grande problema, transtorno ou compulsão.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação, que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

0 Comentários… add one

Deixe um Comentário