Manifestações em prol da Educação ocorrem em todo o Brasil

Manifestações em prol da Educação ocorrem em todo o Brasil
5 (100%) 1 vote[s]

Após o Ministério da Educação (MEC) bloquear, no final de abril, uma parte do orçamento das 63 universidades, e dos 38 institutos federais de ensino, as Instituições se organizaram para fazer uma mobilização, neste 15 de maio de 2019.

O corte, de acordo com o governo, foi aplicado sobre gastos não obrigatórios, tais como água, luz, terceirizados, obras, equipamentos e realização de pesquisas. As despesas obrigatórias, como assistência estudantil e pagamento de salários e aposentadorias, não foram afetadas.

Paralisação das Universidades e Institutos

Hoje, 15 de maio de 2019, todas as instituições federais de ensino, se uniram para protestar em relação aos cortes divulgados pelo MEC.

Manifestação realizada pelo IFMG, campus de Governador Valadares (Foto: Rodrigo Marques/Blog do Vestibular)

Manifestação realizada pelo IFMG, campus de Governador Valadares (Foto: Rodrigo Marques/Blog do Vestibular)

Professores, funcionários e estudantes, das mais diferentes regiões brasileiras,  estiveram presentes em suas respectivas unidades, para declarar sua insatisfação com o governo brasileiro, que a cada ano diminui a verba das instituições.

Manifestação em todos os estados de Federação

Os 26 estados e o Distrito Federal registraram atos pacíficos, com paralisação de Universidades, Institutos e algumas Escolas da Educação Básica. As aglomerações seguiram pelas principais ruas das cidades com palavras de ordem para chamar atenção da sociedade no tocante ao descaso com a educação brasileira.

Manifestação realizada na UFV, campus Viçosa (Foto: Ângela Quinelato/Blog do Vestibular)

Manifestação realizada na UFV, campus Viçosa (Foto: Ângela Quinelato/Blog do Vestibular)

As Instituições se organizam em passeatas, ou em forma de abraço simbólico como ocorreu no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Branco, junto com a Universidade Federal de São João Del Rei, campus Alto Paraopeba (UFSJ-CAP), que reuniram servidores e estudantes para um abraço simbólico em prol da Educação. Na sequencia, os estudantes se dirigiram a uma avenida da cidade onde divulgaram os trabalhos de pesquisa e extensão realizados, contando com a apresentação do Coral do IFMG.

IFMG, campus Ouro Branco, realiza abraço simbólico em luta pela Educação (Foto: Fabrício Marques/Blog do Vestibular)

IFMG, campus Ouro Branco, realiza abraço simbólico em luta pela Educação (Foto: Fabrício Marques/Blog do Vestibular)

Coral do IFMG faz apresentação em mobilização em prol da Educação, em Ouro Branco (Foto: Fabricio Marques/Blog do Vestibular)

Estudantes da UFSJ e IFMG fazem mostra de projetos de extensão e pesquisa em mobilização em prol da Educação, em Ouro Branco (Foto: Fabricio Marques/Blog do Vestibular)

Nota do MEC

Por meio de nota, o MEC informou que “está aberto ao diálogo com todas as instituições de ensino para juntos buscarem o melhor caminho para o fortalecimento do ensino no país”.

Ainda de acordo com o MEC, o ministro Abraham Weintraub recebeu diversos reitores de institutos federais e de universidades e está “à disposição para debater soluções” que garantam o andamento de pesquisas e projetos.

Bolsonaro se refere a manifestantes como “idiotas úteis”

O presidente do Brasil,Jair Bolsonaro (PSL), afirmou na manhã esta quarta-feira, dia 15 de maio, que os manifestantes em prol da Educação, contra o contingenciamento de verbas, são “massa de manobra” e “idiotas úteis”. A fala foi realizada em Dallas, no estado norte-americano do Texas, onde o do Executivo se encontrará com o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.