Resposta direta: Só admiro está correta. Adimiro é uma grafia errada da forma verbal de admirar na 1ª pessoa do singular: eu admiro.
| Forma | Uso | Exemplo |
|---|---|---|
| admiroCorreta | Forma correta do verbo admirar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. | |
| adimiroIncorreta | Grafia incorreta por acréscimo indevido da vogal i. |
Comparação rápida
admiro
- Situação
- Correta
- Uso
- Forma correta do verbo admirar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
adimiro
- Situação
- Incorreta
- Uso
- Grafia incorreta por acréscimo indevido da vogal i.
Só admiro está correta. Adimiro é uma grafia incorreta.
A dúvida surge porque, na fala, algumas pessoas acabam inserindo um som vocálico entre as consoantes, mas isso não altera a escrita padrão. O verbo é admirar, e a forma correta no presente do indicativo é eu admiro.
Por que ocorre a confusão
A sequência inicial adm- pode levar, na oralidade, ao aparecimento de um apoio vocálico em certas pronúncias informais. Mesmo assim, na norma-padrão a escrita continua sendo admiro, sem i depois de ad-.
Para confirmar, basta observar o infinitivo do verbo: admirar. Se o verbo é admirar, a forma correspondente é admiro, assim como admiramos, admirava e admirarei.
Erros comuns
Forma incorreta: adimiro
Forma correta: admiro
Há acréscimo indevido da vogal i. A forma correta vem do verbo admirar: eu admiro.
Dica para não confundir: Pense no infinitivo admirar: se o verbo não tem i depois de ad-, então a forma correta é admiro.












