(UNIFACIG/2025) As estruturas a seguir representam a vitamina C e o β-caroteno. A vitamina C está presente em grandes quantidades em frutas cítricas, pimentão e outros vegetais, enquanto o β-caroteno, que possui coloração alaranjada, pode ser encontrado na cenoura. Esse composto, ao ser metabolizado em nosso organismo, produz a vitamina A:

Quais são as forças intermoleculares envolvidas nas estruturas da vitamina C e β-caroteno, respectivamente?
A) Íon-Dipolo e Dipolo-Dipolo.
B) Dipolo-Dipolo e Dipolo-Dipolo.
C) Ligação de hidrogênio e íon-Dipolo.
D) Ligação de hidrogênio e Dipolo induzido-Dipolo induzido.
RESOLUÇÃO:
Observando a estrutura da vitamina C, notamos a presença de vários grupos hidroxila (–OH). Quando um átomo de hidrogênio está ligado diretamente a um átomo muito eletronegativo (como Flúor, Oxigênio ou Nitrogênio — a regra do “FON”), as moléculas interagem fortemente entre si por meio de ligações de hidrogênio (antigamente chamadas de pontes de hidrogênio). Como a vitamina C possui vários desses grupos, essa é a principal força intermolecular atuante.
Já a estrutura do β-caroteno mostra que esta molécula é um hidrocarboneto, ou seja, é formada exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio. Hidrocarbonetos são moléculas apolares. A única força intermolecular que atua em moléculas apolares é a força de dipolo induzido-dipolo induzido (também conhecida como Forças de London ou dispersão de London).
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão comentada sobre interações intermoleculares, do Enem 2020
– Resolução da questão sobre interações intermoleculares, do Uncisal 2014
– Questão resolvida sobre ligações no DNA, da Fuvest 2016








