A UFG aplica as provas do Vestibular UFG 2027 no domingo, 27 de setembro de 2026, com redação e prova objetiva em dois turnos. Os candidatos devem verificar previamente endereço, sala e horários de abertura e fechamento dos portões, já que essa consulta é de responsabilidade do participante.
No cronograma do processo seletivo, o gabarito preliminar da prova objetiva está previsto para 28 de setembro, um dia após a aplicação. O gabarito final deve ser publicado em 14 de outubro.
Antes da prova, os candidatos já podem consultar endereço, sala e orientações para o exame, além dos horários de abertura e fechamento dos portões. O Instituto Verbena/UFG informou que não enviará comunicado individual com os dados da aplicação.
Como serão as provas do Vestibular UFG 2027
Pela manhã, os candidatos terão três horas para produzir a redação e responder a 24 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, incluindo língua estrangeira. A proposta de redação exigirá um texto dissertativo-argumentativo com base no tema e na coletânea apresentados no caderno.
À tarde, a prova terá quatro horas de duração e reunirá 72 questões, sendo 24 de Ciências Humanas, 24 de Ciências da Natureza e 24 de Matemática. Ao todo, a avaliação objetiva terá 96 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.
A UFG utilizará a Matriz de Referência do Enem como base para os conteúdos. Para quem também se prepara para o exame nacional, o calendário do Enem 2026 será em 8 e 15 de novembro tem datas distintas da seleção da universidade.
A redação vale até 24 pontos e deve ter, no máximo, 30 linhas. Para permanecer no processo seletivo, o candidato precisa obter pelo menos 10 pontos nessa etapa.
Documentos e materiais exigidos
Para fazer as provas, o candidato deve apresentar documento de identificação aceito e levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. A caneta será usada tanto no cartão-resposta quanto na redação.
Entre os documentos aceitos estão a Carteira de Identidade Nacional, a Carteira Nacional de Habilitação, o passaporte e outros documentos de identificação previstos no edital. No caso de documentos digitais, a apresentação deve ser feita no aplicativo oficial. Fotos e capturas de tela não serão aceitas.
CPF, carteira de estudante e Carteira de Trabalho Digital, quando apresentados isoladamente, não servem como identificação para a prova. Água e lanches podem ser levados, desde que estejam em recipientes ou embalagens transparentes, com conteúdo visível.

Cuidados no local de prova
Como não haverá segunda chamada nem aplicação fora da data, do horário e do local definidos pela banca, a recomendação é conferir com antecedência o endereço completo e planejar o deslocamento. A aplicação ocorrerá nos horários informados ao candidato.
Telefone celular, relógio e outros equipamentos eletrônicos deverão permanecer desligados e guardados na embalagem de segurança entregue na entrada da sala. Também é proibida a entrada e o uso de lápis, lapiseira, marca-texto, régua, borracha e papel de rascunho não oficial.
O Instituto Verbena/UFG não oferecerá guarda-volumes nos locais de prova. Por isso, o candidato deve se organizar para levar apenas os itens permitidos.
Ao receber o cartão-resposta, será necessário conferir os dados pessoais e o tipo de prova, A ou B, antes de marcar as respostas. O edital prevê nota zero na prova objetiva se o campo do tipo de prova ficar em branco ou receber marcação dupla.
Cada questão deve ter apenas uma alternativa preenchida. Rasuras e marcações incorretas podem zerar a respectiva questão. O cartão-resposta não será substituído por erro de preenchimento.
O tempo de cada turno já inclui a transcrição das respostas para o cartão-resposta e, no período da manhã, a passagem do texto para o caderno de resposta da redação. Por isso, o candidato deve reservar parte da duração da prova para esse preenchimento.
Quando saem gabaritos e resultados
O gabarito preliminar da prova objetiva do Vestibular UFG 2027 está previsto para 28 de setembro de 2026. Já o gabarito final deve ser divulgado em 14 de outubro.
O cronograma também prevê para 16 de outubro o resultado preliminar da prova objetiva e a disponibilização do boletim de desempenho e do cartão-resposta. Em 23 de outubro, devem sair o resultado final da objetiva e a relação de candidatos que terão a redação corrigida.
A divulgação preliminar da redação está marcada para 13 de novembro. O resultado final da redação deve ser publicado em 30 de novembro, e o resultado final do processo seletivo está previsto para 11 de dezembro de 2026.
O primeiro prazo do cronograma após a aplicação das provas é a publicação do gabarito preliminar, marcada para 28 de setembro.











