UFRGS encerra inscrição do Vestibular 2022

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) encerra a inscrição do Concurso Vestibular 2022 (CV 2022).

Inscrição

As inscrições estarão realizadas até às 23h59min do dia 10 de dezembro de 2021, exclusivamente pelo site do Vestibular 2022. O valor da taxa é de R$ 145,00.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de fevereiro, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.

Vagas oferecidas

Nesta edição, são oferecidas 3.980 vagas em 89 cursos de graduação. Este número representa 70% do quantitativo oferecido para 2022. Os outros 30% serão preenchidos via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Reserva de vagas

A UFRGS reserva metade das vagas de todos os cursos para egressos do Sistema Público de Ensino Médio, conforme as cotas estabelecidas no Programa de Ações Afirmativas, indicadas abaixo.

Conforme edital, a aplicação presencial das provas exigirá que as condições sanitárias, em dezembro de 2021, sejam adequadas para isso, conforme avaliação permanente das instâncias competentes da Universidade. Os candidatos serão avisados, com 30 dias de antecedência, sobre qualquer alteração na forma de aplicação do CV 2022. Se houver recrudescência da pandemia de covid-19, que venha a impedir a aplicação das provas de forma presencial, a seleção será realizada com base nas notas das edições anteriores do Concurso Vestibular UFRGS dos anos 2017 a 2020 ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2017 a 2021.

Candidatos que optarem por concorrer às vagas do Programa de Ações Afirmativas devem certificar-se que poderão atender aos critérios exigidos para cada modalidade de reserva de vagas, de acordo com as informações disponíveis no edital e no Manual do Candidato, em caso de classificação.

Interessados em ingressar no curso de Música precisam realizar a Prova de Habilitação Específica e podem, no momento da inscrição no CV 2022, indicar opção alternativa de curso, para possibilitar sua participação no concurso, em caso de não aprovação na Prova de Habilitação Específica. [veja o edital e informações específicas sobre a Prova de Habilitação Específica de Música no site do Instituto de Artes].

Ações afirmativas

Na inscrição, também é o momento de optar por uma das modalidades de ingresso, que pode ser por Acesso Universal (no caso de ampla concorrência) ou Reserva de Vagas (ações afirmativas). As modalidades de ingresso dentro do sistema de Reserva de Vagas deverão ser comprovadas durante a matrícula e estão detalhadas no edital. As cotas dividem-se em nove modalidades e são exclusivas para candidatos egressos do Sistema Público de Ensino Médio. Não é considerado egresso do Sistema Público de Ensino Médio o candidato que houver cursado disciplinas isoladas ou séries de Ensino Médio em escolas particulares, comunitárias, filantrópicas, confessionais ou pertencentes ao Sistema S (Sesc, Senai, Sesi e Senac), independentemente de sua gratuidade ou da percepção de bolsa de estudos, ainda que custeadas pelo Poder Público.:

  • Modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
  • Modalidade L2 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • Modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
  • Modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • Modalidade L9 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita que seja pessoa com deficiência;
  • Modalidade L10 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
  • Modalidade L13 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar que seja pessoa com deficiência;
  • Modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.

Resultado

A divulgação dos resultados do CV 2022 será feita mediante publicação da Lista dos Classificados (Listão) no site www.vestibular.ufrgs.br, até o dia 25 de fevereiro de 2022.

Demais informações podem ser conferidas no Edital do Vestibular UFRGS 2022.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.