UNIFESSPA abriu inscrição do Processo Seletivo de Indígenas e Quilombolas 2021.2

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu inscrições do Processo Seletivo diferenciado, para ingresso de estudantes de comunidades indígenas e quilombolas, no ensino superior. O ingresso de estudantes será no segundo semestre de 2021.

Vagas oferecidas

No total, são ofertadas 164 vagas, em 41 cursos de graduação, localizados nos campi de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Quem pode concorrer?

Conforme edital, podem concorrer às vagas candidatos pertencentes às comunidades quilombolas e aos povos indígenas, observados os critérios de comprovação estabelecidos em Edital.

Ainda conforme edital, as vagas do Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ) serão destinadas, prioritariamente, para candidatos que ainda não tiveram acesso ao ensino superior.

Seleção de candidatos

Os candidatos à seleção serão selecionados por localidade de oferta e curso de sua escolha no ato da inscrição, conforme o seu desempenho no PSIQ Unifesspa 2021.

Inscrição

As inscrições para participação no PSIQ serão realizadas, por meio da internet, no endereço eletrônico: www.pse.unifesspa.edu.br, até as 18 horas do dia 30 de junho de 2021. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Para se inscrever, o candidato deverá anexar a documentação abaixo relacionada:

  • Declaração de Autorreconhecimento, assinada pelo candidato;
  • Declaração de Pertencimento assinada por, pelo menos, 3 lideranças;
  • Cópia do Histórico Escolar de Ensino Fundamental e Médio;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou declaração de conclusão do Ensino Médio);
  • Carta de Intenção.

Fases da seleção

Conforme edital, a seleção para os cursos de que trata este edital será realizada em duas fases e compreenderá:

  • Análise das Cartas de Intenção em língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Entrevista individual, de caráter eliminatório e classificatório. Devido à pandemia de Covid-19, as fases do PSIQ 2021 serão realizadas de forma remota.

De acordo com a Universidade, na última fase de Entrevista Individual, também será feita uma Análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental e e Histórico do Ensino Médio. Na entrevista, será avaliada a vinculação étnica/política do candidato através da sua história de vida e sua trajetória escolar.

Homologação das inscrições

A lista preliminar de inscrições homologadas será divulgada no dia 05 de julho de 2021, por meio do site do CRCA da Unifesspa.

Resultado

O resultado, em ordem de classificação dos candidatos aprovados no PSIQ Unifesspa 2021 será divulgada, no endereço eletrônico CRCA – Página inicial (unifesspa.edu.br), no dia 16 de agosto de 2021.

Demais informações podem ser conferidas no Edital do Vestibular PSIQ Unifesspa 2021.2.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.