UFPEL divulga edital referente ao PAVE 2020-2021

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou edital que rege a seleção de candidatos do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave).

A modalidade de ingresso, que é aplicada de forma seriada, preencherá 20% das vagas oferecidas nos cursos de graduação presencial no ano letivo de 2021.

PAVE UFPEL

O Programa de Avaliação da Vida Escolar é um processo seletivo seriado, gradual e sistemático, composto por três etapas realizadas pelo candidato ao longo do Ensino Médio, sendo que o conjunto dessas etapas forma um Subprograma.

Quem pode participar?

Podem participar do PAVE os estudantes de Ensino Médio regularmente matriculados, nos anos de 2018, 2019 e 2020, em escolas públicas da rede municipal, estadual e federal ou particulares de todo território nacional.

Vagas e Reserva de vagas

Do total de vagas oferecidas pela UFPel para o ano letivo de 2021, em cada um dos cursos e semestre de ingresso, 20% serão destinadas ao PAVE. Dessas vagas, 90% são reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em Instituições Públicas de Ensino.

Inscrição no processo seletivo

As inscrição serão realizadas por meio do site da Universidade, nas datas abaixo relacionadas:

  • Aos candidatos que farão a 3ª etapa as inscrições serão realizadas do dia 15 de março até as 23h59min do dia 18 de abril, horário oficial de Brasília.
  • Aos candidatos que farão a 1ª ou 2ª etapas as inscrições deverão ser realizadas do dia 17 de abril até as 23h59min do dia 07 de junho, horário oficial de Brasília.

Pedido de Migração

Antes da inscrição, é necessário que os candidatos interessados em pedir Migração ou Participação façam suas solicitações.

O pedido de Migração deverá ser realizado pelo candidato que não estiver habilitado a realizar a etapa correspondente à da sua matrícula atual no Ensino Médio, em virtude dos motivos listados no edital.

  • O pedido de Migração para a Etapa 3 deverá ser realizado até o dia 10 de março.
  • O pedido de Migração para a Etapa 2 deverá ser realizado entre os dias 13 de março e 08 de abril.

O pedido de Participação deverá ser realizado para o candidato que queira concorrer a uma vaga na UFPel pelo PAVE, mas não tenha realizado as etapas 1 ou 2 do PAVE.

  • O pedido de Participação para a Etapa 3 deverá ser realizado até o dia 10 de março.
  • O pedido de Participação para a Etapa 2 deverá ser realizado entre os dias 13 de março e 08 de abril.

Provas

As provas presenciais ocorrerão em dois momentos – em junho, para os candidatos inscritos na 3ª etapa e em data a ser definida nas próximas semanas, para os candidatos da 1ª e 2ª etapa – e seguirão rígido protocolo sanitário.

As provas do PAVE serão realizadas em datas diferentes, conforme a Etapa. A prova referente a Etapa 3 será realizada no dia 13 de junho. As provas referentes às Etapas 1 e 2 terão sua data divulgada até o dia 10 de maio, no site do PAVE.

A UFPel publicará com 30 dias de antecedência à realização das provas o Protocolo Sanitário específico a ser definido em conjunto com o Comitê COVID-19 da Universidade.

Demais informações podem ser conferidas no Edital PAVE UFPEL 2020-2021.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.