IFTM abre seleção para vagas remanescentes para ingresso 2021, por meio das notas do Enem

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) abre inscrição para o processo seletivo, para preenchimento de vagas remanescentes, nos cursos de graduação do 1º semestre de 2021.

Vagas oferecidas

São oferecidas 270 vagas nos diversos cursos de graduação da instituição, disponibilizadas em cinco dos nove campi IFTM: Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Patrocínio, Campus Uberaba e Campus Uberlândia. O Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e o Campus Uberlândia Centro só terão vagas em lista de espera.

Reservas de Vagas

Das vagas oferecidas, 60% são destinadas aos candidatos optantes pelo sistema de reservada de vagas, 5% às pessoas com deficiência e 35% à ampla concorrência, conforme edital. Há vagas para os cursos de Administração, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica, Processos Químicos, Química e Zootecnia, distribuídas nos campi do IFTM, conforme edital.

Seleção de Candidatos

Por causa da pandemia da covid-19, o processo seletivo deste ano sofreu alterações. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma destas modalidades: concluinte do ensino médio participante do ENEM de 2010 a 2019 que não tenha obtido nota 0 na redação ou Portador de diploma de graduação.

Inscrição

A inscrição, que é gratuita, somente será confirmada após a validação dos documentos exigidos na modalidade escolhida no momento da inscrição. Ela poderá ser realizada por meio do site do Instituto, no período de 22 de fevereiro a 3 de março de 2021.

Conforme edital, os documentos necessários para participar da seleção são: documento de identificação oficial com foto para todos os candidatos e, para o candidato que optou por utilizar a nota obtida no ENEM 2010 a 2019 será necessário o boletim de notas do ENEM. O boletim de desempenho individual do ENEM deverá ser impresso no endereço eletrônico do INEP/ENEM mediante criação de conta no domínio.gov.br.

O candidato que optou pela seleção como portador de diploma de graduação deverá entregar a declaração da instituição de ensino de origem informando dados pessoais, nota obtida pelo candidato, nota máxima que poderia ser alcançada e ano/semestre do vestibular.

Os candidatos que concorrerem ao Processo Seletivo nas vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) deverão entregar no ato da matrícula documentos comprobatórios da sua condição. Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Classificação de candidatos

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente do percentual de pontos obtidos na seleção, observando-se o número de vagas ofertadas, e prioridades, observado o número de vagas ofertadas e o grupo de concorrência escolhido no ato da inscrição, sendo a ordem destas prioridades: 1º – candidato concluinte do ensino médio participante do ENEM de 2010 a 2019 que não tenha obtido nota 0 na redação e 2º – candidato portador de diploma de graduação.

Resultado

Ainda conforme edital, o resultado preliminar estará disponível na página de ingresso no dia 9 de março de 2021, e o resultado final será divulgado no dia 11 de março, a partir das 17h.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.