IFPE divulgou como será o Vestibular 2021

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou que realizará o processo de ingresso para o preenchimento de vagas do semestre 2021.1 de todos os seus campi, de forma unificada.

De acordo com o IFPE e diante das incertezas instituídas no contexto da pandemia, o vestibular não ocorrerá da forma tradicional; e serão adotadas múltiplos modelos de ingresso, de acordo com os níveis de ensino oferecidos.

Cursos Técnicos

  • Para os cursos técnicos nas modalidades Integrado (Ensino Médio e técnico) e Subsequente (cursos técnicos para quem já possui Ensino Médio completo), o processo de ingresso será realizado por meio de análise de desempenho dos candidatos. Tal análise ocorrerá com base no histórico escolar de anos anteriores.
  • Para o Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas até o oitavo ano do Ensino Fundamental.
  • No Subsequente, serão avaliadas as notas até o segundo ano do Ensino Médio. Tal posicionamento tem por objetivo não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.

Cursos Superiores

O processo de ingresso para os cursos superiores será por meio de análise do histórico escolar mais redação; ou se baseará na nota do Enem de edições anteriores. A decisão leva em conta um público de potenciais estudantes que não prestou o ENEM e se prepara somente para as provas do vestibular do IFPE. A adesão a tais modelos será realizada por cada um dos 16 campi da instituição; além da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), de acordo com percentuais estabelecidos por estudos de demandas pelos cursos dos anos anteriores nas respectivas unidades.

De acordo com o IFPE, no último vestibular, foram aproximamente 26 mil candidatos, que realizaram as provas em 57 prédios espalhados por todo o Estado. Com objetivo de garantir a lisura e segurança da seleção, 2.455 pessoas foram escaladas para trabalhar em diferentes funções, de chefes de prédio a fiscais. Por conta da pandemia, as medidas de segurança exigiriam um número maior de profissionais e de prédios, com custos inviáveis para a instituição. Ainda assim, possibilitaria aglomerações, seja no transporte público, durante o deslocamento até o local de prova, ou na abertura dos portões, por exemplo.

Edital Vestibular IFPE 2021

O edital será divulgado em breve pelo Instituto, com detalhes relativo às inscrições e vagas oferecidas para ingresso em 2021.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.