IFMA divulga a relação definitiva do Processo Seletivo 2021

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou a relação definitiva das inscrições homologadas, após a fase recursal para o Processo Seletivo, destinado ao ingresso nos cursos técnicos de nível médio para o ano de 2021.

Para 2021, o IFMA disponibilizou 4.495 vagas, distribuídas em seus 29 campi, com mais de 35 mil candidatos inscritos.

Sorteio Público IFMA 2021

O Sorteio Público Eletrônico será realizado na quarta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 14h e com transmissão ao vivo pelo Canal da TV IFMA no Youtube.

Resultado final

O resultado final será publicado no dia 26 de fevereiro, com a relação dos contemplados dentro do número de vagas estabelecidas no edital. Será liberada a lista de excedentes, com o nome dos candidatos que poderão ser convocados para ocupar as vagas de possíveis desistências.

Candidatos Sorteados e Inscritos nas Cotas Raciais

Os candidatos sorteados pelo sistema de cotas (pretos e pardos) passarão pelo procedimento de heteroidentificação antes da efetivação da matrícula, conforme informações do edital.

Conforme edital, o candidato convocado para o procedimento deverá apresentar documento original de identificação com foto no ato da heteroidentificação juntamente com a sua autodeclaração étnico-racial, disponível no Anexo II do Edital. A verificação será realizada por uma Comissão de Validação criada especificamente para esta finalidade, que avaliará as características fenotípicas o candidato. Os membros da Comissão irão verificar se os aspectos físicos do candidato autodeclarado negro (preto ou pardo) o caracterizam como pertencente ao grupo racial negro.

Matrículas

De acordo com o IFMA, as matrículas dos candidatos selecionados serão efetuadas de forma online ou presencial, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. No ato da matrícula, o candidato ou seu responsável legal (em caso de candidato menor de idade) deverá assinar o termo de autorização ou não de gravação de voz e imagem que ocorrerá no decorrer das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Matrículas online

O candidato aprovado deverá ter ou criar sua conta no “gov.br” antes de iniciar os procedimentos de matrículas online. Para realizar a matrícula online, os candidatos deverão anexar, após o preenchimento do formulário de matrícula, a documentação exigida no item 7 do Edital, conforme modalidade da vaga e cota, se for o caso. A documentação apresentada será submetida à análise de uma equipe do Campus correspondente e serão confirmadas as matrículas dos candidatos cuja a documentação atenda às exigências do Edital.

Matrículas presenciais

Os candidatos poderão realizar as matrículas de forma presencial, comparecendo ao respectivo Campus (conforme endereços do anexo I do Edital) correspondente ao curso que foi classificado, levando toda a documentação referente à vaga para a qual foi classificado e comparecendo nas datas dispostas no cronograma do item 2 do Edital, no horário das 08h às 12h e de 14h às 17h. Para a realização da matrícula presencial do candidato menor de idade, se faz necessária a presença obrigatória do seu responsável legal. A matrícula presencial poderá ser feita por Procuração com firma reconhecida, no caso da impossibilidade do comparecimento do candidato e/ou do seu responsável legal.

Cronograma

A matrícula dos candidatos selecionados, em primeira chamada, e o procedimento de heteroidentificação para os candidatos aprovados no sistema de cotas e que se autodeclaram pretos/pardos, no momento da inscrição, serão realizados no período de 1º a 12 de março.

Recurso

O prazo para recorrer do indeferimento da autodeclaração étnico-racial será de 01 a 16 de março. Dentro desse prazo, o candidato tem até 2 dias úteis para interpor recurso contra o resultado, a contar do recebimento do indeferimento da sua autodeclaração como preto ou pardo. O resultado dos recursos será liberado no dia 18 de março.

Cursos mais procurados IFMA Processo Seletivo 2021

Os três cursos mais concorridos são dos campi São Luís – Centro Histórico e São Luís – Monte Castelo.

De acordo com o IFMA, o de maior concorrência é o curso técnico em Processos Fotográficos (forma subsequente – vespertino), do Campus Centro Histórico, com 58,63 inscritos por vaga. O segundo mais concorrido foi o curso técnico em Informática (forma integrada – matutino), do Campus Monte Castelo, com 45,80 candidatos por vaga.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.